Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431
Title: | Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. |
Other Titles: | Preliminary study of an elementary school based on the Waldorf teaching methodology. |
???metadata.dc.creator???: | MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | RODRIGUES, Tatiana Moura. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LIMA, Raoni Venâncio dos Santos. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MESQUITA, Alyne Rodrigues Mariath. |
Keywords: | Arquitetura escolar;Metodologia de ensino Waldorf;Waldorf - metodologia de ensino;Psicologia ambiental;Educação;Escolas Waldorf;Conforto ambiental - escolas;School architecture;Waldorf teaching methodology;Waldorf - teaching methodology;Environmental psychology;Education;Waldorf Schools;Environmental comfort - schools |
Issue Date: | 3-Jul-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma proposta de projeto a nível de estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental baseada na metodologia educacional de Waldorf na cidade de Campina Grande (PB), metodologia esta que acredita que o ambiente e a arquitetura têm influência direta na educação e no desenvolvimento das crianças. A discussão gira em torno da psicologia ambiental no ambiente escolar com reflexões sobre como o ambiente pode influenciar na educação e no comportamento dos estudantes, dar visibilidade à pedagogia Waldorf por meio da arquitetura, propondo espaços que favoreçam a aprendizagem, que despertem a criatividade e o raciocínio das crianças. |
Abstract: | The present work, which objective is to develop a project proposal at the level of preliminary study of a elementary school based on the Waldorf’s educational methodology in the city of Campina Grande (PB), a methodology that believes that the environment and architecture have influence in the education and development of children. The discussion revolves around environmental psychology in the school environment with reflections on how the environment can influence the education and behavior of students, give visibility to Waldorf pedagogy through architecture, proposing spaces that favor learning, that awaken children's creativity and reasoning. |
Keywords: | Arquitetura escolar Metodologia de ensino Waldorf Waldorf - metodologia de ensino Psicologia ambiental Educação Escolas Waldorf Conforto ambiental - escolas School architecture Waldorf teaching methodology Waldorf - teaching methodology Environmental psychology Education Waldorf Schools Environmental comfort - schools |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Arquitetura e Urbanismo |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LETÍCIA AMORIM BARBOSA DE MORAIS - TCC ARQ. URBANISMO CTRN 2019.pdf | Letícia Amorim Barbosa de Morais -TCC Arq. Urbanismo CTRN 2019. | 6.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.