Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, P. J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Sônia Correia Assis da.
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, S. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2527125964666508pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Rosangela Maria Nunes da.
dc.contributor.referee2MARINHO, Melania Loureiro.
dc.description.resumoEstudos publicados a partir da década de 60 evidenciam o potencial terapêutico da participação de animais de estimação em situações clinicas. Desde então, as pesquisas e as práticas das denominadas Terapia Assistida por Animais (TAA) e Atividade Assistida por Animais (AAA) estão em amplo crescimento. O uso de animais na recuperação de diversas categorias de reabilitação de crianças/adolescentes com necessidades educacionais especiais, recuperação da saúde mental, vem sendo realizadas e obtendo bons resultados. Este estudo objetivou estimular a relação homem x animal, num contexto educacional, visando a melhoria de vida das crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPSi) de Patos-PB, através da motivação, educação, recreação e/ou benefícios terapêuticos utilizado o animal como parte do trabalho e do tratamento. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com seis crianças de ambos os sexos, com patologias diferentes e faixa etária entre 4 e 14 anos, selecionadas aleatoriamente. Realizaram-se duas visitas semanais, onde eram desenvolvidas atividades recreativas e educacionais juntamente com os profissionais. Utilizou-se 1 coelho e 3 hamsters, submetidos à avaliação clinica. Foram identificados alguns benefícios dessa experiência para as crianças “obtendo prazer no contato com o animal”, “passando a interagir mais facilmente com a equipe e com as outras crianças”. Procurou-se ainda promover maior interação do curso de Medicina Veterinária com outras áreas de educação e saúde. Concluiu-se que a Terapia Assistida por Animais contribui na melhoria da qualidade de vida das crianças do CAPSi.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMedicina Veterináriapt_BR
dc.titleTerapia assistida por animais com crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Patos - PB.pt_BR
dc.date.issued2009-04
dc.description.abstractStudies that have been published since the 1960s suggest the therapeutical potential of the use of pets in clinical situations. The research on and the practice of the called Animal Assisted Therapy (AAT) and Animal Assisted Activity (AAA) have become more and more popular ever since. Using animals in the recovering of many categories of rehabilitation of children/teenagers with special educational necessities, recovery mental health, have been done with good results. The goal here was stimulate the relationship between man x animal, in the an educational context, trying to develop the life of children with special necessities of Psychological and Social Care Center infantile (CAPSi) of Patos-PB, by the motivation, education, entertenment and/on therapeutic benefits using the animal as part of the treatment. Descriptive and exploratory research with qualitative, approach with six childrens, both gender, from four tor fourteen years old, with different pathology, were randomly selected. Two weekly visits were done whitch, entertenment and educational actives were developed with the professional help. In this study one rabbits and three hamsters were submitted to clinical evaluation. Were identified some of the benefits of this experience to children “pleasant contact with the animals”; “easier interaction with staff and with other children”. They also tried to encourage the exclusion of the Veterinary Medicine course with others educational areas and health. After all, it was assumed that the therapy using animals provided a better quality of life to the CAPSi childrens.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24449
dc.date.accessioned2022-04-12T13:34:26Z
dc.date.available2022-04-12
dc.date.available2022-04-12T13:34:26Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTerapia assistida por animaispt_BR
dc.subjectCrianças com necessidades especiaispt_BR
dc.subjectCentro de Atenção Psicossocial Infantil - Patos - PBpt_BR
dc.subjectCAPSi - Patos - PBpt_BR
dc.subjectRelação homem animalpt_BR
dc.subjectAnimal assisted therapypt_BR
dc.subjectChildren with special needspt_BR
dc.subjectChild Psychosocial Care Center - Patos - PBpt_BR
dc.subjectMan-animal relationshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Pamella Jomman dos Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnimal Assisted Therapy of Childrens of special necessities with Psychological and Social Care Center the Patos- PB.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Pamella Jomman dos Santos. Terapia assistida por animais com crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Patos - PB. 2009. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24449pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAMELLA JOMMAN DOS SANTOS NUNES - TCC MED. VETERINÁRIA CSTR 2009.pdfPamella Jomman dos Santos Nunes -TCC Med. Veterinária CSTR 2009.529.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.