Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24492
Title: A residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: Pedagogical residency in teacher training of undergraduate students in Biological Sciences at the Center for Education and Health at the University Federal of Campina Grande.
Residencia pedagógica en la formación docente de estudiantes de pregrado en Ciencias Biológicas en el Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Arthur Rafael Barros dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CHAVES, Márcio Frazão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, Lilian Arruda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Eline Nayara Dantas da.
Keywords: Formação docente;Residência pedagógica;Ciências biológicas - discentes - formação;Centro de Educação e Saúde - Cuité - PB;Carga horária;Teoria e prática;Teacher training;Biological sciences - students - training;Workload;Pedagogical residency;Education and Health Center - Cuité - PB;Theory and practice;Formación de profesores;Ciencias biológicas - estudiantes - formación;Centro de Educación y Salud - Cuité - PB;Teoría y práctica
Issue Date: 25-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Arthur Rafael Barros dos. A residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda a importância do Programa Residência pedagógica (PRP) na formação docente, trazendo uma reflexão sobre sua relação com outros programas de formação inicial e com os estágios supervisionados. O principal objetivo é descrever o papel do Programa Residência Pedagógica na formação de futuros professores do curso de licenciatura em Ciências biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com foco no Centro de Educação e Saúde (CES) Campus Cuité. A metodologia aplicada na forma de questionário com 13 perguntas analisadas pelo método de Bardin (2002), que discute sobre a notoriedade do programa como um todo e faz referência a experiência vivida, carga horária, pontos positivos e negativos entre outras. Os resultados mostram que o PRP oferta um tempo maior de vivência no ambiente escolar e fornece aos participantes maior autonomia em sala de aula, onde os mesmos podem aprender a teoria na prática, aplicando e testando diferentes metodologias e observando as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem das aulas de biologia.
Abstract: The present work addresses the importance of the Pedagogical Residency Program (PRP) in teacher training, bringing a reflection on its relationship with other initial training programs and with supervised internships. The main objective is to describe role of the program Residence Pedagogical in the training of future teachers of the degree course in Biological Sciences at the Federal University of Campina Grande (UFCG), with a focus on the Center for Education and Health (CES) Campus Cuite. The methodology applied in the form of a questionnaire with 13 questions analyzed by the method of Bardin (2002), which discusses the notoriety of the program as a whole and makes reference to the lived experience, workload, positive and negative points, among others. The results show that the PRP offers a longer experience in the school environment and provides participants with greater autonomy in the classroom, where they can learn theory in practice, applying and testing different methodologies and observing the difficulties of the teaching and learning process. learning from biology classes.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente trabajo aborda la importancia del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) en la formación docente, trayendo una reflexión sobre su relación con otros programas de formación inicial y con prácticas tuteladas. LA El objetivo principal es describir el papel del Programa de Residencia Pedagógica en formación de futuros docentes de la licenciatura en Ciencias investigación biológica en la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con foco en Centro de Educación y Salud (CES) Campus Cuité. La metodología aplicada en el formulario de cuestionario con 13 preguntas analizadas por el método Bardin (2002), que discute la notoriedad del programa en su conjunto y hace referencia a la experiencia vivida, carga de trabajo, puntos positivos y negativos entre otras. Los resultados muestran que el PRP ofrece un mayor tiempo para experiencia en el entorno escolar y proporciona a los participantes una mayor autonomía en aula, donde pueden aprender la teoría en la práctica, aplicando y probando diferentes metodologías y observando las dificultades de la enseñanza y aprendizaje de las clases de biología.
Keywords: Formação docente
Residência pedagógica
Ciências biológicas - discentes - formação
Centro de Educação e Saúde - Cuité - PB
Carga horária
Teoria e prática
Teacher training
Biological sciences - students - training
Workload
Pedagogical residency
Education and Health Center - Cuité - PB
Theory and practice
Formación de profesores
Ciencias biológicas - estudiantes - formación
Centro de Educación y Salud - Cuité - PB
Teoría y práctica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Tópicos Específicos de Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24492
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTHUR RAFAEL BARROS DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfArthur Rafael Barros dos Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022584.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.