Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. R. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3475511553586701pt_BR
dc.contributor.advisor1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.advisor1IDCHAVES, Márcio Frazão.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Lilian Arruda.-
dc.contributor.referee1IDRIBEIRO, L. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2890917994663670pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Eline Nayara Dantas da.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, E. N. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9523983540434681pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância do Programa Residência pedagógica (PRP) na formação docente, trazendo uma reflexão sobre sua relação com outros programas de formação inicial e com os estágios supervisionados. O principal objetivo é descrever o papel do Programa Residência Pedagógica na formação de futuros professores do curso de licenciatura em Ciências biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com foco no Centro de Educação e Saúde (CES) Campus Cuité. A metodologia aplicada na forma de questionário com 13 perguntas analisadas pelo método de Bardin (2002), que discute sobre a notoriedade do programa como um todo e faz referência a experiência vivida, carga horária, pontos positivos e negativos entre outras. Os resultados mostram que o PRP oferta um tempo maior de vivência no ambiente escolar e fornece aos participantes maior autonomia em sala de aula, onde os mesmos podem aprender a teoria na prática, aplicando e testando diferentes metodologias e observando as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem das aulas de biologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopt_BR
dc.titleA residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2022-03-25-
dc.description.abstractThe present work addresses the importance of the Pedagogical Residency Program (PRP) in teacher training, bringing a reflection on its relationship with other initial training programs and with supervised internships. The main objective is to describe role of the program Residence Pedagogical in the training of future teachers of the degree course in Biological Sciences at the Federal University of Campina Grande (UFCG), with a focus on the Center for Education and Health (CES) Campus Cuite. The methodology applied in the form of a questionnaire with 13 questions analyzed by the method of Bardin (2002), which discusses the notoriety of the program as a whole and makes reference to the lived experience, workload, positive and negative points, among others. The results show that the PRP offers a longer experience in the school environment and provides participants with greater autonomy in the classroom, where they can learn theory in practice, applying and testing different methodologies and observing the difficulties of the teaching and learning process. learning from biology classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24492-
dc.date.accessioned2022-04-13T14:19:52Z-
dc.date.available2022-04-13-
dc.date.available2022-04-13T14:19:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectCiências biológicas - discentes - formaçãopt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúde - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectCarga horáriapt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBiological sciences - students - trainingpt_BR
dc.subjectWorkloadpt_BR
dc.subjectPedagogical residencypt_BR
dc.subjectEducation and Health Center - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectTheory and practicept_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectCiencias biológicas - estudiantes - formaciónpt_BR
dc.subjectCentro de Educación y Salud - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectTeoría y prácticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Arthur Rafael Barros dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical residency in teacher training of undergraduate students in Biological Sciences at the Center for Education and Health at the University Federal of Campina Grande.pt_BR
dc.title.alternativeResidencia pedagógica en la formación docente de estudiantes de pregrado en Ciencias Biológicas en el Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Arthur Rafael Barros dos. A residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo aborda la importancia del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) en la formación docente, trayendo una reflexión sobre su relación con otros programas de formación inicial y con prácticas tuteladas. LA El objetivo principal es describir el papel del Programa de Residencia Pedagógica en formación de futuros docentes de la licenciatura en Ciencias investigación biológica en la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con foco en Centro de Educación y Salud (CES) Campus Cuité. La metodología aplicada en el formulario de cuestionario con 13 preguntas analizadas por el método Bardin (2002), que discute la notoriedad del programa en su conjunto y hace referencia a la experiencia vivida, carga de trabajo, puntos positivos y negativos entre otras. Los resultados muestran que el PRP ofrece un mayor tiempo para experiencia en el entorno escolar y proporciona a los participantes una mayor autonomía en aula, donde pueden aprender la teoría en la práctica, aplicando y probando diferentes metodologías y observando las dificultades de la enseñanza y aprendizaje de las clases de biología.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTHUR RAFAEL BARROS DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfArthur Rafael Barros dos Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022584.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.