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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8596544555683960pt_BR
dc.contributor.advisor1LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3903592587935367pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964593101151807pt_BR
dc.contributor.referee2VIEIRA, Emília Peixoto.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9111894483090249pt_BR
dc.description.resumoO objeto de estudo norteador dessa pesquisa foi a oferta de Educação Infantil para as crianças residentes em áreas rurais de um município do brejo paraibano. Seu objetivo geral foi compreender a organização do atendimento a Educação Infantil do Campo e sua relação com o direito à educação. Os objetivos específicos foram: Conhecer a realidade da oferta de Educação Infantil para crianças residentes em áreas rurais de um município do brejo paraibano; Identificar desafios e estratégias utilizados pela secretaria de educação do município para ofertar Educação Infantil para crianças que residem em áreas rurais; e, colaborar com o percurso formativo dos professores, em apoio à secretaria de Educação, abordando, dentre outros, assuntos relativos à melhoria da oferta e condições de permanência das crianças da Educação Infantil de áreas rurais. Os sujeitos da pesquisa foram o secretário de Educação municipal, a presidente do Conselho Municipal de Educação e as três coordenadoras da Educação Infantil (uma coordenadora das turmas de Educação Infantil em contexto multietapa e duas coordenadoras para as turmas apenas de Educação Infantil (urbana e rural). A pesquisa fundamentou-se em referenciais da Educação Infantil, Educação do Campo e Educação Infantil do Campo, com ênfase nas discussões sobre oferta. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa configurou-se como qualitativa, de campo e documental, tendo sido utilizado como instrumentos para a coleta de dados um formulário - que foi aplicado com o secretário de saúde — e entrevistas semiestuturadas, realizadas com o secretário, as três coordenadoras da Educação Infantil e a Presidente do Conselho Municipal de Educação. Os dados coletados foram analisados à luz Análise Temática, uma das modalidades da Análise de Conteúdo. Os temas analisados foram: 1. Organização da oferta; 2. A oferta de Educação Infantil do Campo; 3. Desafios da oferta na Pandemia; 4. Formação dos/das docentes que atuam na Educação Infantil em zona urbana e rural; 5. O Conselho Municipal de Educação e seu papel na organização da oferta de Educação Infantil no município. As análises revelaram que, apesar do século XXI trazer no seu bojo conquistas legais na direção da garantia do direito à educação das crianças pequenas residentes das áreas rurais do país, existem, no município pesquisado, desafios a serem enfrentados, como o acesso, a qualidade e o reconhecimento das especificidades relativas à infância, às práticas pedagógicas e à cultura das crianças do campo. Pareceu, ainda, necessário avançar no plano concreto das políticas, planejamentos e práticas pedagógicas da Educação Infantil do Campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEducação infantil do e no campo: a oferta de educação infantil para crianças que residem em áreas rurais de um município do brejo paraibano.pt_BR
dc.date.issued2021-11-17-
dc.description.abstractThe object study that guided this research was the offering of Early Childhood Education for children living in rural areas of a municipality from Paraíba's marsh. Its general aim was to understand the service organization of Countryside Early Childhood Education and its relation to the right to education. The specific objectives were: to know the reality of Child Education offering for children living in rural areas of a municipality from Paraíba's marsh; to identify challenges and strategies used by this municipality's Education Secretariat in order to offer Early Childhood Education for children living in rural areas; and, to contribute with teacher's training path, in support to the Education Secretariat, approaching, among others, themes related to the improvement of both offering and conditions of permanence of Early Childhood Education's children from rural areas. Research's subjects were: Education Municipal Secretary, President of Education Municipal Council, and the three coordinators of Early Childhood Education (one coordinator of Early Childhood Education groups in multiphase context and two coordinators for groups of regular Early Childhood Education — urban and rural). The research was based on references of Early Childhood Education, Countryside Education, and Countryside Early Childhood Education with emphasis on discussions about offering. From a methodological point of view, this research was configured as qualitative, field, and documental, using as tools for data collection a form — which was applied with the Education Secretary — and semistructured interviews, carried out with the secretary, three coordinators of Early Childhood Education, and the Municipal Education Council President. Data collected were analyzed in the light of Thematic Analysis, one of modalities of Content Analysis. The themes analyzed were: 1. Offering organization; 2. Countryside Early Childhood Education offering; 3. Offering’s challenges during Pandemics; 4. Training of teachers working at Early Childhood Education on urban and rural areas; 5. Municipal Education Council and its role in organizing the offering of municipality’s Early Childhood Education. Analysis revealed that despite the twenty-first century bringing in its scope legal conquers towards guaranteeing the right to education for small children living in country's rural areas, there are, in the researched municipality, challenges to be faced, such as access, quality, and acknowledgement of specificities related to childhood, pedagogical practices, and culture of countryside children. It seemed, still, necessary to advance in the concrete plan of policies, planning, and pedagogical practices of Countryside Early Childhood Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24626-
dc.date.accessioned2022-04-19T12:07:50Z-
dc.date.available2022-04-19-
dc.date.available2022-04-19T12:07:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantil do Campopt_BR
dc.subjectOfertapt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectCountryside Early Childhood Educationpt_BR
dc.subjectOfferingpt_BR
dc.subjectEducational Policypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEMOS, Janiéli Silvestre da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLEMOS, Janiéli Silvestre da Silva. Educação infantil do e no campo: a oferta de educação infantil para crianças que residem em áreas rurais de um município do brejo paraibano. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24626pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

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