Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24643
Title: A balada de Yoko e John: a influência de Yoko Ono nas composições de John Lennon (1968 – 1980).
???metadata.dc.creator???: LIMA, João Paulo Brito.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELLER, Lauro Wanderley.
Keywords: John Lennon;Yoko Ono;Feminismo;Música;História;Song;Story;Feminism
Issue Date: 30-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, João Paulo Brito. A balada de Yoko e John: a influência de Yoko Ono nas composições de John Lennon (1968 – 1980). 137 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24643
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tratará dos processos de ressignificação e de ocupar-se consigo sob a ótica de Foucault (2006), de John Lennon que, com a influência da obra vanguardista, experimental e feminista de Yoko Ono, possibilitou um processo de redescobrimento de si de John Lennon onde é possível perceber suas mudanças em muitas de suas músicas. Essas mudanças de si serão analisadas através de seis canções, divididas em três períodos da história de John Lennon que nos ajudará a visualizar as mudanças de um eu-lírico ora machista e misógino, ora feminista e pacifista. Para tanto, o feminismo aqui será trabalhado sob a ótica de Hooks (2020), e as músicas serão analisadas em sua tripla natureza melodia-letra-performance com a contribuição teórica de Friedlander (2002) com o esquema intitulado “Janela do Rock” que auxilia pesquisadores para uma análise mais abrangente; e de Napolitano (2002), que se propõe estudar, além de discutir também a relação entre História e Música e como trabalhá-las sob a ótica do historiador. Portanto, serão analisadas músicas de John Lennon, como Run For Your Life, ou Woman, por exemplo, dentre outras, em um período de tempo de 1968 até 1980 e sua mudança comportamental e de opinião em relação a mulheres.
Abstract: This research will deal with the processes of reframing and dealing with oneself from the perspective of Foucault (2006), by John Lennon who, with the influence of the avant-garde, experimental and feminist work of Yoko Ono, enabled a process of rediscovery of the self by John Lennon where you can see his changes in many of his songs. These changes of self will be analyzed through six songs, divided into three periods of the history of John Lennon that will help us to visualize the changes of a lyrical self, sometimes sexist and misogynist, sometimes feminist and pacifist. Therefore, feminism here will be worked from the perspective of Hooks (2020), and the songs will be analyzed in their triple nature melody-letter-performance with the theoretical contribution of Friedlander (2002) with the scheme entitled “Janela do Rock” which it helps researchers for a more comprehensive analysis, and Napolitano (2002), who proposes to study, in addition to also discussing the relationship between History and Music and how to work them from the perspective of the historian. Therefore, John Lennon's songs will be analyzed, such as Run For Your Life, or Woman, for example, among others, over a period of time from 1968 to 1980 and his change in behavior and opinion towards women.
Keywords: John Lennon
Yoko Ono
Feminismo
Música
História
Song
Story
Feminism
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24643
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PAULO BRITO LIMA – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2021.pdfJoão Paulo Brito Lima - Dissertação PPGH CH 20211.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.