Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. V. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265701654319138pt_BR
dc.contributor.advisor1MIKI, Adriana Fumi Chim.-
dc.contributor.advisor1IDMIKI, A. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6294505765908268pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.-
dc.contributor.referee1IDNOGUEIRA, G. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6275460548333024pt_BR
dc.contributor.referee2MOREIRA, Vinícius Farias.-
dc.contributor.referee2IDMOREIRA, V. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3481559213937969pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa contribui com as discussões existentes a respeito da internacionalização do ensino superior, traçando paralelos entre a literatura e as implementações de atividades de internacionalização na prática. O estudo considera os modelos de internacionalização propostos por Hawawini (2011) como base para avaliar se as organizações de ensino seguem as mesmas estratégias, ou seja, modelo importador, exportador, JointVenture acadêmico, parcerias ou Foreign Campus. A pesquisa foi exploratória e qualitativa, com a metodologia de estudo de caso múltiplo com três intuições de ensino superior localizadas na Alemanha, Austrália e França. A análise dos resultados indicou o nível de cada modelo adotado nas organizações que foram estudadas. O modelo Importador foi predominante na universidade Sunshine Coast (Australia) seguido pelo modelo Joint Venture, enquanto na RheinAhrCampus (Alemanha), o modelo importador também é predominante, porém seguido pelo modelo exportador. A sua vez, predomina na Universidade Télécom ParisTech (França), o modelo Joint Venture seguido do modelo de parcerias. A exceção de características do modelo Foreign Campus, que foi encontrada somente em uma das instituições, apesar de haver predominância de um modelo, na prática as instituições apresentam uma mescla de características dos diversos modelos. Isto, por um lado indica que a universidade pode estar evoluindo de um estágio a outro, e por outro lado, que os três principais modelos coexistem na prática das universidades, denotando que é preciso estabelecer a proposta de um novo modelo integrador e mais explicativo da realidade encontrada nas instituições de ensino quanto a suas ações de internacionalização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleModelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis research contributes to the studies on the internationalization of higher education. It draws parallels between the literature and the internationalization activities based on Hawawini's (2011) models. Thus, it evaluates whether the educational organizations follow strategies of the importer model, exporter model, academic JointVenture, partnerships, or Foreign Campus. The research was exploratory and qualitative, using a multiple case study methodology with three higher education intuitions in Germany, Australia, and France. The data analysis indicated the level of each model adopted in these organizations. The Importer model was predominant at Sunshine Coast University (Australia), followed by the Joint Venture model, while the importer model prevails at RheinAhrCampus (Germany), followed by the exporter model. The joint venture model followed by the partnership model predominates at Télécom ParisTech Institution (France). Except for the Foreign Campus model, which was found only in one institution, in practice, the institutions had a mixture of characteristics of the Hawawini models, although one model is predominant. On the one hand, this result indicated the university might be evolving from one stage to another. On the other hand, the finding showed that the three main models coexist in practice at universities. Therefore, it is necessary to establish a new integrating model to provide a more explanatory way of the reality found in educational institutions regarding their internationalization actions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:33:53Z-
dc.date.available2022-04-19-
dc.date.available2022-04-19T18:33:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInternacionalização de instituições dept_BR
dc.subjectEnsino superior - internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectEstudo de caso múltiplopt_BR
dc.subjectModelo Foreign Campuspt_BR
dc.subjectModelo Joint-Venturept_BR
dc.subjectInternationalization of institutions ofpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectUniversity education - internationalizationpt_BR
dc.subjectMultiple case studypt_BR
dc.subjectForeign Campus Modelpt_BR
dc.subjectJoint Venture Modelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, João Vitor Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInternationalization models of higher education institutions: a multi-case analysis.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, João Vitor Gomes de. Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos. 2021. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO VITOR GOMES DE LIMA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2021.pdfJoão Vitor Gomes de Lima - TCC Artigo Administração CH 2021345.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.