Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24654
Title: Ações de incentivo à renda renascença no Cariri Paraibano: a perspectiva de rendeiras associadas.
Other Titles: Actions to encourage Renaissance income in Cariri Paraibano: the perspective of associated lacemakers.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ana Suélen Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Raiza Ribeiro.
Keywords: Renda renascença;Artesanato – renda renascença;Associação de artesãos;Cariri Paraibano – renda renascença;Rendeiras;Moda – renda renascença;Políticas de incentivo à renda;Associativismo;Renaissance income;Crafts – Renaissance lace;Association of artisans;Cariri Paraibano – Renaissance lace;Fashion – renaissance lace;Income incentive policies;Associativism
Issue Date: 8-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ana Suélen Silva. Ações de incentivo à renda renascença no Cariri Paraibano: a perspectiva de rendeiras associadas. 2022. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24654
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi desenvolvida no contexto da produção de renda renascença na Paraíba. Considerando as intervenções iniciadas a partir dos anos 2000 implementadas pelo governo do estado, entidades estatais e estilistas do campo da moda. Diante disso, tomei como objetivo analisar a perspectiva de rendeiras vinculadas a associações voltadas para a renda renascença acerca das ações de incentivo à atividade, tomando como recorte cinco municípios do Cariri Ocidental paraibano que se destacam nessa produção (Monteiro, São João do Tigre, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê). O trabalho teve como base os estudos de Albuquerque (2002), remetendo à renascença como elemento de valor simbólico; Moraes (2018), indicando como a atividade artesanal se tornou um produto de valor agregado; Silva (2019), analisando as dinâmicas socioculturais da renascença e Rodrigues (2019), evidenciando a expropriação do trabalho. O aporte teórico escolhido para privilegiar a perspectiva das rendeiras está ancorado na sociologia da vida cotidiana sobre o viés de Martins (2014). O percurso metodológico adotado seguiu os caminhos do mesmo autor, juntamente com Whyte (2005) através da observação participante no Centro de Referência da Renda Renascença – CRENÇA, além da realização de 11 entrevistas semiestruturadas, sendo 4 com líderes de associações e 6 com rendeiras associadas. Nos relatos, foi constatado que, apesar da divulgação em mídias digitais enfatizar o retorno positivo dessas ações, as rendeiras ainda enfrentam dificuldades para garantir o capital de giro nas associações e, posteriormente, a comercialização das peças. Os dados apontam também para a existência de expectativas frustradas na relação com estilistas do campo da moda. Foi percebido que as ações não estão sendo suficientes para a independência financeira das rendeiras, o que torna a renda renascença uma fonte de renda complementar da família.
Abstract: This research was developed in the context of renaissance lace production in Paraíba. Considering the interventions that began in the 2000s implemented by the state government, state entities and fashion designers. Given this, I aimed to analyze the perspective of lace makers linked to associations focused on renaissance lace about the actions to encourage the activity, taking as a cut five municipalities of the Western Cariri of Paraíba that stand out in this production (Monteiro, São João do Tigre, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro and Zabelê). The work was based on the studies of Albuquerque (2002), referring to the renaissance as an element of symbolic value; Moraes (2018), indicating how the craft activity has become a value-added product; Silva (2019), analyzing the sociocultural dynamics of renaissance and Rodrigues (2019), evidencing the expropriation of labor. The theoretical contribution chosen to privilege the perspective of the rendeiras is anchored in the sociology of everyday life on the bias of Martins (2014). The methodological path adopted followed the paths of the same author, along with Whyte (2005) through participant observation in the Reference Center of Renaissance Lace - CRENÇA, in addition to conducting 11 semi-structured interviews, four with association leaders and six with associated lace-makers. In the reports, it was found that, despite the dissemination in digital media emphasizing the positive return of these actions, the lace makers still face difficulties to ensure working capital in the associations and, subsequently, the marketing of the pieces. The data also point to the existence of frustrated expectations in the relat ionship with fashion designers. It was perceived that the actions are not being sufficient for the financial independence of the lace-makers, which makes the renaissance lace a complementary source of income for the family.
Keywords: Renda renascença
Artesanato – renda renascença
Associação de artesãos
Cariri Paraibano – renda renascença
Rendeiras
Moda – renda renascença
Políticas de incentivo à renda
Associativismo
Renaissance income
Crafts – Renaissance lace
Association of artisans
Cariri Paraibano – Renaissance lace
Fashion – renaissance lace
Income incentive policies
Associativism
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24654
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA SUÉLEN SILVA OLIVEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2022.pdfAna Suélen Silva Oliveira -TCC Ciências Sociais CDSA 2022.2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.