Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, H. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8815891151669891pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Joedla Rodrigues de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739711047450380pt_BR
dc.contributor.advisor2SILVA, Edevaldo da.-
dc.contributor.advisor2IDSILVA, E.pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Alana Candeia de.-
dc.contributor.referee1IDMELO, A. C.pt_BR
dc.description.resumoA cada dia torna-se mais visível e eminente a necessidade da educação ambiental como medidas prudentes e eficazes diante dos problemas ambientais emergentes. Esse trabalho objetiva avaliar o perfil dos discentes de escola pública da cidade de Patos – PB, quanto as suas representações, atitudes ecológicas e conhecimento do seu ambiente e suas problemáticas socioambientais. A pesquisa foi desenvolvida na Escola E.E.M Monsenhor Manoel Vieira localizada na cidade de Patos – PB com a entrevista de 129 alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi por meio de um questionário elaborado segundo modelo da Escala de Likert e validado com 62 perguntas e quatro dimensões: Resíduos Sólidos (D1); Energia Elétrica (D2); Práticas Socioambientais (D3) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (D4). Os resultados demonstraram a confiabilidade do questionário com alfa de Cronbach aceitável em todas as dimensões (D1= 0,71; D2= 0,70; D3= 0,70; D4= 0,80) e o alfa de Cronbach geral ficou igual a 0,80. A classificação da atitude (N = negativa, C = conflitante ou P = positiva) dos alunos entrevistados para cada dimensão foi: D1 (N = 41,09%; C = 53,49%; P = 5,43%); D2 (N = 10,8%; C = 66,67%; P = 23,26%); D3 (N = 70,54%; C = 27,13%; P = 2,33%); D4 (N = 55,81%; C = 44,19%; P = 0,00%). E a classificação geral dos alunos ficou a seguinte: Negativa = 44,38%, Conflitante = 47,87% e Positiva = 7,75%. Os resultados indicam claramente a deficiência dos alunos quanto a uma atitude positiva e como é preocupante o perfil dos alunos em etapa final de escolaridade. Essa pesquisa reúne informações fundamentais na determinação da representação social dos alunos quanto a temas relacionados ao meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade, podendo ser instrumento de informação para direcionar ações pedagógicas sobre Educação Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Florestalpt_BR
dc.titleRepresentações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Patos - PB sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental.pt_BR
dc.date.issued2013-09-18-
dc.description.abstractSocial representations of high school students from a public school in Patos - PB about the environment, sustainability and environmental education. Every day it becomes more visible and imminent the needing for environmental education as a prudent and effective measure before emerging environmental problems. This study aims to evaluate the profile of public school students in the city of Patos - PB, as their representations, ecological attitudes and knowledge of their environment and their social and environmental problems. The research was conducted at the School E.E.E.M Monsenhor Manoel Vieira located in Patos – PB, where 129 students were interviewed. The research was through a questionnaire based on the model of Likert Scale and validated with 62 questions and four dimensions: Solid Waste (D1), Electricity (D2); Social and Environmental Practices (D3) and the Environment and Sustainability in School (D4). The results demonstrated the reliability of the questionnaire with Cronbach's alpha acceptable in all dimensions (D1 = 0.71, D2 = 0.70, D3 = 0.70, D4 = 0.80) and Cronbach's alpha was generally equal to 0 80. The classification of the attitude (N = negative, C = P = conflicting or positive) of the students interviewed for each dimension was: D1 (N = 41.09%, C = 53.49%, P = 5.43%); D2 (C = 10.8%: C = 66.67%, P = 23.26%), D3 (N = 70.54%: C = 27.13%, P = 2,33%), D4 (N % = 55.81, C = 44.19%, P = 0,00%). And the general classification of students was as follows: Negative = 44.38%, 47.87% and Conflicting = Positive = 7.75%. The results clearly indicate the deficiency of the students as a positive attitude and are worrying as the profile of students in the final stage of schooling. This research combines fundamental information in determining the social representation of students regarding matters related to the environment, education and environmental sustainability can be an information tool to direct pedagogical actions on Environmental Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24662-
dc.date.accessioned2022-04-19T20:36:31Z-
dc.date.available2022-04-19-
dc.date.available2022-04-19T20:36:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEstudantes de escolas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino médio - Patos - PBpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectAtitude ecológicapt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectPublic school studentspt_BR
dc.subjectHigh School - Patos - PBpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEcologypt_BR
dc.subjectSolid wastept_BR
dc.subjectEcological attitudept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Habyhabanne Maia de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of high school students from a public school in Patos - PB about the environment, sustainability and environmental education.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Habyhabanne Maia de. Representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Patos - PB sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia Florestal, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24662pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HABYHABANNE MAIA DE OLIVEIRA -TCC ENG. FLORESTAL CSTR 2013.pdfHabyhabanne Maia de Oliveira - TCC Eng. Florestal CSTR 2013406.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.