Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24662
Title: Representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Patos - PB sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental.
Other Titles: Social representations of high school students from a public school in Patos - PB about the environment, sustainability and environmental education.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Habyhabanne Maia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Joedla Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SILVA, Edevaldo da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Alana Candeia de.
Keywords: Meio ambiente;Representações sociais;Estudantes de escolas públicas;Ensino médio - Patos - PB;Percepção;Sustentabilidade;Ecologia;Resíduos sólidos;Atitude ecológica;Environment;Social representations;Public school students;High School - Patos - PB;Perception;Sustainability;Ecology;Solid waste;Ecological attitude
Issue Date: 18-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Habyhabanne Maia de. Representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Patos - PB sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia Florestal, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24662
???metadata.dc.description.resumo???: A cada dia torna-se mais visível e eminente a necessidade da educação ambiental como medidas prudentes e eficazes diante dos problemas ambientais emergentes. Esse trabalho objetiva avaliar o perfil dos discentes de escola pública da cidade de Patos – PB, quanto as suas representações, atitudes ecológicas e conhecimento do seu ambiente e suas problemáticas socioambientais. A pesquisa foi desenvolvida na Escola E.E.M Monsenhor Manoel Vieira localizada na cidade de Patos – PB com a entrevista de 129 alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi por meio de um questionário elaborado segundo modelo da Escala de Likert e validado com 62 perguntas e quatro dimensões: Resíduos Sólidos (D1); Energia Elétrica (D2); Práticas Socioambientais (D3) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (D4). Os resultados demonstraram a confiabilidade do questionário com alfa de Cronbach aceitável em todas as dimensões (D1= 0,71; D2= 0,70; D3= 0,70; D4= 0,80) e o alfa de Cronbach geral ficou igual a 0,80. A classificação da atitude (N = negativa, C = conflitante ou P = positiva) dos alunos entrevistados para cada dimensão foi: D1 (N = 41,09%; C = 53,49%; P = 5,43%); D2 (N = 10,8%; C = 66,67%; P = 23,26%); D3 (N = 70,54%; C = 27,13%; P = 2,33%); D4 (N = 55,81%; C = 44,19%; P = 0,00%). E a classificação geral dos alunos ficou a seguinte: Negativa = 44,38%, Conflitante = 47,87% e Positiva = 7,75%. Os resultados indicam claramente a deficiência dos alunos quanto a uma atitude positiva e como é preocupante o perfil dos alunos em etapa final de escolaridade. Essa pesquisa reúne informações fundamentais na determinação da representação social dos alunos quanto a temas relacionados ao meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade, podendo ser instrumento de informação para direcionar ações pedagógicas sobre Educação Ambiental.
Abstract: Social representations of high school students from a public school in Patos - PB about the environment, sustainability and environmental education. Every day it becomes more visible and imminent the needing for environmental education as a prudent and effective measure before emerging environmental problems. This study aims to evaluate the profile of public school students in the city of Patos - PB, as their representations, ecological attitudes and knowledge of their environment and their social and environmental problems. The research was conducted at the School E.E.E.M Monsenhor Manoel Vieira located in Patos – PB, where 129 students were interviewed. The research was through a questionnaire based on the model of Likert Scale and validated with 62 questions and four dimensions: Solid Waste (D1), Electricity (D2); Social and Environmental Practices (D3) and the Environment and Sustainability in School (D4). The results demonstrated the reliability of the questionnaire with Cronbach's alpha acceptable in all dimensions (D1 = 0.71, D2 = 0.70, D3 = 0.70, D4 = 0.80) and Cronbach's alpha was generally equal to 0 80. The classification of the attitude (N = negative, C = P = conflicting or positive) of the students interviewed for each dimension was: D1 (N = 41.09%, C = 53.49%, P = 5.43%); D2 (C = 10.8%: C = 66.67%, P = 23.26%), D3 (N = 70.54%: C = 27.13%, P = 2,33%), D4 (N % = 55.81, C = 44.19%, P = 0,00%). And the general classification of students was as follows: Negative = 44.38%, 47.87% and Conflicting = Positive = 7.75%. The results clearly indicate the deficiency of the students as a positive attitude and are worrying as the profile of students in the final stage of schooling. This research combines fundamental information in determining the social representation of students regarding matters related to the environment, education and environmental sustainability can be an information tool to direct pedagogical actions on Environmental Education.
Keywords: Meio ambiente
Representações sociais
Estudantes de escolas públicas
Ensino médio - Patos - PB
Percepção
Sustentabilidade
Ecologia
Resíduos sólidos
Atitude ecológica
Environment
Social representations
Public school students
High School - Patos - PB
Perception
Sustainability
Ecology
Solid waste
Ecological attitude
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Florestal
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24662
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HABYHABANNE MAIA DE OLIVEIRA -TCC ENG. FLORESTAL CSTR 2013.pdfHabyhabanne Maia de Oliveira - TCC Eng. Florestal CSTR 2013406.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.