Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24671
Title: Percepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos.
Other Titles: Percepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Thiago Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Alana Candeia de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BAKKE, Ivonete Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Joedla Rodrigues de.
Keywords: Estudo de percepção;Ensino de educação ambiental;Educação ambiental;Faculdades Integradas de Patos;Meio ambiente;Ensino superior e educação ambiental;Perception study;Perception study;Perception study;Integrated Colleges of Patos;Environment;Higher education and environmental education
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Thiago Fernandes de. Percepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia Florestal, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24671
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como título a Percepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos (FIP). A análise foi realizada com estudantes de quatro cursos de Licenciatura – História, Geografia, Letras e Pedagogia - das Faculdades Integradas de Patos, instituição de ensino superior, sediada em Patos – Paraíba. Foram envolvidos na pesquisa 11 professores num universo de diferentes áreas de atuação. A investigação teve ainda, no segmento discente, uma amostra de 27 estudantes. O objetivo foi identificar a percepção sobre a educação ambiental formal de alunos pré-concluintes e professores das Licenciaturas nos referidos cursos, bem como observar o conhecimento desses alunos sobre educação ambiental e identificar se a instituição formadora de professores está preparando adequadamente os futuros profissionais. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários que continham questões abertas e fechadas. Mesmo sendo um requisito legal e normativo a inserção da educação ambiental, as respostas de ambos os segmentos evidenciaram a fragilidades da abordagem do tema, fato que deriva para a preocupação com o meio ambiente, visto que se constata que os futuros professores não estão sendo preparados adequadamente para atuar na educação básica.
Abstract: This work has the titled Perception on the teaching of environmental education of students pre-graduates and teachers of undergraduate courses of Faculdades Integradas de Patos (FIP). The analysis was with students from four apprentice courses - History, Geography, Literature and Pedagogy – of the FIP, higher education institution, located in Patos - Paraíba. Were involved in the study, 11 teachers in a universe of different areas. The research has also student segment, a trial of 27 students. The purpose was to identify the perceptions of environmental education in formal pre-graduating students and teachers in these apprentice courses, as well as observing the knowledge these students on environmental education and identify the teacher training institution is adequately preparing future professionals. To obtain the facts were questionnaires containing open and closed questions. In the face of being a legal requirement and normative insertion of environmental education, the responses of both segments showed the weaknesses of the approach to the subject, a fact that comes to concern for the environment, since it goes out that future teachers are not being prepared to act adequately in basic education.
Keywords: Estudo de percepção
Ensino de educação ambiental
Educação ambiental
Faculdades Integradas de Patos
Meio ambiente
Ensino superior e educação ambiental
Perception study
Perception study
Perception study
Integrated Colleges of Patos
Environment
Higher education and environmental education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Florestal
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24671
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO FERNANDES DE MEDEIROS -TCC ENG. FLORESTAL CSTR 2013.pdfThiago Fernandes de Medeiros -TCC Eng. Florestal CSTR 2013.550.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.