Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24671
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, T. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8264339411857449pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Alana Candeia de.
dc.contributor.referee1BAKKE, Ivonete Alves.
dc.contributor.referee2LIMA, Joedla Rodrigues de.
dc.description.resumoEste trabalho tem como título a Percepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos (FIP). A análise foi realizada com estudantes de quatro cursos de Licenciatura – História, Geografia, Letras e Pedagogia - das Faculdades Integradas de Patos, instituição de ensino superior, sediada em Patos – Paraíba. Foram envolvidos na pesquisa 11 professores num universo de diferentes áreas de atuação. A investigação teve ainda, no segmento discente, uma amostra de 27 estudantes. O objetivo foi identificar a percepção sobre a educação ambiental formal de alunos pré-concluintes e professores das Licenciaturas nos referidos cursos, bem como observar o conhecimento desses alunos sobre educação ambiental e identificar se a instituição formadora de professores está preparando adequadamente os futuros profissionais. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários que continham questões abertas e fechadas. Mesmo sendo um requisito legal e normativo a inserção da educação ambiental, as respostas de ambos os segmentos evidenciaram a fragilidades da abordagem do tema, fato que deriva para a preocupação com o meio ambiente, visto que se constata que os futuros professores não estão sendo preparados adequadamente para atuar na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Florestalpt_BR
dc.titlePercepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos.pt_BR
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis work has the titled Perception on the teaching of environmental education of students pre-graduates and teachers of undergraduate courses of Faculdades Integradas de Patos (FIP). The analysis was with students from four apprentice courses - History, Geography, Literature and Pedagogy – of the FIP, higher education institution, located in Patos - Paraíba. Were involved in the study, 11 teachers in a universe of different areas. The research has also student segment, a trial of 27 students. The purpose was to identify the perceptions of environmental education in formal pre-graduating students and teachers in these apprentice courses, as well as observing the knowledge these students on environmental education and identify the teacher training institution is adequately preparing future professionals. To obtain the facts were questionnaires containing open and closed questions. In the face of being a legal requirement and normative insertion of environmental education, the responses of both segments showed the weaknesses of the approach to the subject, a fact that comes to concern for the environment, since it goes out that future teachers are not being prepared to act adequately in basic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24671
dc.date.accessioned2022-04-20T12:55:05Z
dc.date.available2022-04-20
dc.date.available2022-04-20T12:55:05Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectEnsino de educação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFaculdades Integradas de Patospt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnsino superior e educação ambientalpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectIntegrated Colleges of Patospt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectHigher education and environmental educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Thiago Fernandes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePercepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Thiago Fernandes de. Percepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia Florestal, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24671pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO FERNANDES DE MEDEIROS -TCC ENG. FLORESTAL CSTR 2013.pdfThiago Fernandes de Medeiros -TCC Eng. Florestal CSTR 2013.550.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.