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dc.creator.IDMEDEIROS, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Andrezza Duarte.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, A. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972440152792270pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, Camila de Albuquerque.-
dc.contributor.referee1IDMONTENEGRO, C. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0120332401360517pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Yonara Monique da Costa.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, Y. M. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7877043354904559pt_BR
dc.description.resumoA extensa carga de trabalho e de estudos associados à pressão por um produtivismo exacerbado e melhores notas vêm gerando um adoecimento entre docentes e em estudantes, tornando­se um fator determinante no aumento do uso de medicamentos pelos mesmos. O presente trabalho teve como objetivo verificar a prevalência e fatores associados à utilização de medicamentos pela comunidade universitária. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura do tipo integrativa, buscando artigos em bases de dados nacionais e internacionais Eletronic Libary Online (SciElo), Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, publicados nos últimos 10 anos. Foram incluídos 16 artigos, em que a maioria abordou a automedicação por estudantes, cujas as classes de medicamentos mais utilizadas foram analgésicos, anti­inflamatórios e antitérmicos, com uma prevalência do sexo feminino. Por fim, percebeu­se a carência de estudos sobre uso de medicamentos pelos docentes. O estudo possibilitou evidenciar a prática da automedicação na comunidade universitária, o que conduz às reflexões sobre estratégias que conscientizem e racionalizem o uso de medicamentos, principalmente por estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAnálise e Controle e Medicamentospt_BR
dc.titlePrevalência do uso de medicamentos pela comunidade universitária: uma revisão integrativa.pt_BR
dc.date.issued2022-03-24-
dc.description.abstractThe extensive workload and studies associated with the pressure for an exacerbated productivism and better grades have been generating illness among professors and students, becoming a determining factor in the increase in the use of medication by them. The present study aimed to verify the prevalence and factors associated with the use of medication by the university community. Therefore, an integrative literature review was carried out, searching for articles in national and international databases Electronic Libary Online (SciElo), Regional Portal of the Virtual Health Library (BVS) and PubMed, between November 2021 and February 2022, published in the last 10 years. Sixteen articles were included, most of which addressed self­medication by students, whose most used drug classes were analgesics, anti­inflammatory and antipyretic, with a female prevalence. Finally, the lack of studies on the use of medicines by teachers was noticed. The study made it possible to highlight the practice of self­medication in the university community, which leads to reflections on strategies that raise awareness and rationalize the use of medicines, especially by students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24681-
dc.date.accessioned2022-04-20T14:47:31Z-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2022-04-20T14:47:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectUtilização de medicamentospt_BR
dc.subjectMedicamentos - comunidade universitáriapt_BR
dc.subjectDocentes - adoecimentopt_BR
dc.subjectDiscentes - adoecimentopt_BR
dc.subjectMedicinespt_BR
dc.subjectUse of medicinespt_BR
dc.subjectMedicines - university communitypt_BR
dc.subjectTeachers - illnesspt_BR
dc.subjectStudents - illnesspt_BR
dc.subjectMedicamentos - comunidad universitariapt_BR
dc.subjectProfesores - enfermedadpt_BR
dc.subjectEstudiantes - enfermedadpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Jessica Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrevalence of medication use by the university community: an integrative review.pt_BR
dc.title.alternativePrevalencia de uso de medicamentos por parte de la comunidad universitaria: una revisión integradora.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Jessica Silva de. Prevalência do uso de medicamentos pela comunidade universitária: uma revisão integrativa. 2022. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenLa extensa carga de trabajo y estudios asociados a la presión por un productivismo exacerbado y mejores notas han ido generando malestar entre profesores y estudiantes, convirtiéndose un factor determinante en el aumento del uso de medicamentos por parte de ellos. El presente trabajo tuvo como objetivo verificar la prevalencia y los factores asociados al uso de drogas por la comunidad universitaria. Por ello, se realizó una revisión integrativa de la literatura, búsqueda de artículos en bases de datos nacionales e internacionales Electronic Libary Online (SciElo), Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y PubMed, entre noviembre 2021 y febrero de 2022, publicados en los últimos 10 años. Se incluyeron 16 artículos, en los que la mayoría abordó la automedicación de los estudiantes, cuyas clases de drogas fueron más utilizados fueron analgésicos, antiinflamatorios y antipiréticos, con predominio del sexo femenino. Finalmente, la falta de estudios sobre el uso de medicamentos por parte de los maestros El estudio permitió resaltar la práctica de la automedicación en la comunidad universidad, lo que lleva a reflexionar sobre estrategias que sensibilicen y racionalicen la uso de medicamentos, especialmente por parte de los estudiantes.pt_BR
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