Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24693
Title: O entrecruzamento entre as histórias e memórias de Padre Cícero de Juazeiro do Norte - CE: abordagens didáticas no Ensino Fundamental II.
Other Titles: The intersection between the stories and memories of Father Cícero de Juazeiro do Norte - CE: didactic approaches in Elementary School II.
???metadata.dc.creator???: DODOU, Antonio Romero Siqueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Erli Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PONTES, Carlos Gildemar.
Keywords: Cultura popular;Língua portuguesa - ensino;Padre Cícero;Juazeiro do Norte - CE;Histórias;Memórias;Cultura;Ensino fundamental;Livro didático;Literatura local;Popular culture;Portuguese language - teaching;Stories;Memoirs;Culture;Elementary School;Textbook;Local literature
Issue Date: 30-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DODOU, Antonio Romero Siqueira. O entrecruzamento entre as histórias e memórias de Padre Cícero de Juazeiro do Norte - CE: abordagens didáticas no Ensino Fundamental II. 2021. 267f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Letras - Polo UFCG, trata da importância de se estabelecer conexões entre o ensino de língua portuguesa e os estudos da cultura popular. Recorremos numa perspectiva de revisão bibliográfica, aos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de Orientação Francesa (AD), a fim de evidenciar a relação que se estabelece entre Discurso, História e Memória; aos fundamentos conceituais de Cultura, Cultura Popular e Identidade Cultural. Tomamos, ainda, as histórias e memórias que circulam através da Literatura local, decorrentes das narrativas de moradores locais e de romeiros que foram registradas e publicadas, especialmente por Aquino (1997), Araújo (1988), Barbosa (1997), Cava (2014), Dodou (2016), Neto (2009) e Walker (2009), a fim de reafirmarmos a importância de uma maior ênfase no estudo da história e cultura local, a partir da relação histórico-cultural entre Padre Cícero e Juazeiro do Norte CE, no contexto das escolas de Ensino Fundamental II da referida cidade. Discutimos, também, o ensino de língua portuguesa à luz dos documentos parametrizadores nacionais (PCN, BNCC), especialmente no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental II, com ênfase nos gêneros textuais como recursos indispensáveis para abordagens teórico-metodológicas sobre os estudos da cultura popular através do ensino de língua portuguesa. Apresentamos, para tanto, como produto pedagógico, um livro paradidático, acrescido de uma proposta de intervenção didática aplicável aos Anos Finais do Ensino Fundamental II, especialmente em escolas do Juazeiro do Norte – CE, a partir da adoção dos gêneros memórias literárias, cordel, benditos populares e curta-metragem, a fim de destacar a intrínseca relação que se estabelece entre as histórias e memórias sobre Padre Cícero e Juazeiro do Norte – CE.
Abstract: The present qualitative research developed along with the Professional Master of Arts Polo UFCG, deals with the importance of establishing connections between the Portuguese language teaching and the studies of popular culture. This paper used a bibliographic review perspective, the theoretical assumptions of the French Orientation Discourse Analysis (AD), to highlight the relationship established between Discourse, History, and Memory; to the conceptual foundations of Culture, Popular Culture, and Cultural Identity. It has also taken the stories and memories that circulate through local Literature, resulting from the narratives of residents and pilgrims that were recorded and published, especially by Aquino (1997), Araújo (1988), Barbosa (1997), Cava (2014 ), Dodou (2016), Neto (2009) and Walker (2009), to reaffirm the importance of a greater emphasis on the study of local history and culture, based on the historical-cultural relationship between Padre Cícero and Juazeiro do Norte - CE, in the context of elementary schools in that city. It has been discussed the teaching of Portuguese by the guidance of national parameter documents (PCN, BNCC), especially in the context of the Final Years of Elementary Education, with an emphasis on textual genres as indispensable resources for theoretical and methodological approaches to cultural studies popular through Portuguese language teaching. It was used as a pedagogical product, a educational book, plus a didactic intervention proposal applicable to the last years of Elementary Education, especially in schools in Juazeiro do Norte-CE. It was based on the adoption of literary genres memories, cordel, blessed folk, and short film, to highlight the intrinsic relationship that is established between the stories and memories about Padre Cicero and Juazeiro do Norte - CE.
Keywords: Cultura popular
Língua portuguesa - ensino
Padre Cícero
Juazeiro do Norte - CE
Histórias
Memórias
Cultura
Ensino fundamental
Livro didático
Literatura local
Popular culture
Portuguese language - teaching
Stories
Memoirs
Culture
Elementary School
Textbook
Local literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24693
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO ROMERO SIQUEIRA DODOU. DISSETAÇÃO PROFLETRAS. 2021..pdfAntonio Romero Siqueira Dodou. Dissertação PROFLETRAS. 2021.50.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.