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Title: Políticas públicas e os desafios da educação especial por meio do ensino remoto no município de Sumé-PB
Other Titles: Public policies and the challenges of special education through remote teaching in the city of Sumé-PB
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Iara Batista de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Allan Gustavo Freire.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
Keywords: Educação especial;Ensino remoto;Educação inclusiva;Sumé – PB - ensino remoto;Políticas de educação inclusiva;Special education;Remote teaching;Inclusive education;Sumé – PB – remote teaching;Inclusive education policies
Issue Date: 9-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Iara Batista de. Políticas públicas e os desafios da educação especial por meio do ensino remoto no município de Sumé-PB. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24702
???metadata.dc.description.resumo???: A educação inclusiva é uma concepção de ensino pautado na completa integração do aluno ao sistema de ensino. Para isso, se faz necessário a igualdade de oportunidades e a aceitação das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais e físicas. Incluso na educação inclusiva, a educação especial configura-se como o ramo da educação direcionado ao atendimento e formação de pessoas com alguma deficiência (física ou intelectual), sendo historicamente no Brasil o segmento com menor conjunto de políticas públicas efetivadas. Dentro desse contexto, o presente estudo teve por objetivo primordial analisar a forma como a Secretaria de Educação (SEDUC) do município de Sumé-PB promoveu as ações para operacionalizar o ensino remoto com os estudantes do ensino infantil e fundamental I no período da pandemia decorrente do COVID- 19 (2020-2021). Para fins metodológicos o artigo classificou-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório e procedimentos de levantamento. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas, estruturadas em questionários aplicados em formato virtual. Como resultado, foram constatadas algumas variantes que tornaram o ensino remoto ainda mais difícil, como: a falta de diretrizes normativas da SEDUC, a falta de formação dos professores para trabalharem com esse meio de ensino, a falta de conhecimento e equipamentos de comunicação dos pais, além da dificuldade dos estudantes com deficiência em questões específicas como uso de medicamento, irritabilidade, sonolência e falta de concentração.
Abstract: Inclusive education is a teaching concept based on the complete integration of the student into the education system. For this, equality of opportunities and the acceptance of human differences are necessary, thus contemplating ethnic, social, cultural, intellectual and physical diversities. Included in inclusive education, special education is the branch of education aimed to care and training people with some disability (physical or intellectual), being historically in Brazil the segment with the smallest set of public policies implemented. Within this context, the main objective of this study was to analyze how the Education Department (SEDUC) from Sumé-PB municipality promoted actions to operationalize remote teaching with students of kindergarten and elementary school I in the period of the resulting pandemic of COVID-19 (2020-2021). For methodological purposes, the article was classified as a case study, following a qualitative approach, of a basic nature, with an exploratory objective and survey procedures. For data collection, interviews were used, structured in questionnaires applied in virtual format. As a result, some variants were found that made remote teaching even more difficult, such as: lack of normative guidelines from SEDUC, lack of teachers’ training to work with this kind of teaching, lack of knowledge and communication equipment from parents, in addition to the difficulty of students with disabilities in specific issues such as medication use, irritability, drowsiness and lack of concentration.
Keywords: Educação especial
Ensino remoto
Educação inclusiva
Sumé – PB - ensino remoto
Políticas de educação inclusiva
Special education
Remote teaching
Inclusive education
Sumé – PB – remote teaching
Inclusive education policies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24702
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