Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24702
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA FILHO, Gilvan Dias de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA FILHO, G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5689973879272525pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Allan Gustavo Freire.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, A. G. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0886300382020774pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, A. B. F. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5953526094110213pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.araujo-
dc.description.resumoA educação inclusiva é uma concepção de ensino pautado na completa integração do aluno ao sistema de ensino. Para isso, se faz necessário a igualdade de oportunidades e a aceitação das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais e físicas. Incluso na educação inclusiva, a educação especial configura-se como o ramo da educação direcionado ao atendimento e formação de pessoas com alguma deficiência (física ou intelectual), sendo historicamente no Brasil o segmento com menor conjunto de políticas públicas efetivadas. Dentro desse contexto, o presente estudo teve por objetivo primordial analisar a forma como a Secretaria de Educação (SEDUC) do município de Sumé-PB promoveu as ações para operacionalizar o ensino remoto com os estudantes do ensino infantil e fundamental I no período da pandemia decorrente do COVID- 19 (2020-2021). Para fins metodológicos o artigo classificou-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório e procedimentos de levantamento. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas, estruturadas em questionários aplicados em formato virtual. Como resultado, foram constatadas algumas variantes que tornaram o ensino remoto ainda mais difícil, como: a falta de diretrizes normativas da SEDUC, a falta de formação dos professores para trabalharem com esse meio de ensino, a falta de conhecimento e equipamentos de comunicação dos pais, além da dificuldade dos estudantes com deficiência em questões específicas como uso de medicamento, irritabilidade, sonolência e falta de concentração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Públicapt_BR
dc.titlePolíticas públicas e os desafios da educação especial por meio do ensino remoto no município de Sumé-PBpt_BR
dc.date.issued2022-04-09-
dc.description.abstractInclusive education is a teaching concept based on the complete integration of the student into the education system. For this, equality of opportunities and the acceptance of human differences are necessary, thus contemplating ethnic, social, cultural, intellectual and physical diversities. Included in inclusive education, special education is the branch of education aimed to care and training people with some disability (physical or intellectual), being historically in Brazil the segment with the smallest set of public policies implemented. Within this context, the main objective of this study was to analyze how the Education Department (SEDUC) from Sumé-PB municipality promoted actions to operationalize remote teaching with students of kindergarten and elementary school I in the period of the resulting pandemic of COVID-19 (2020-2021). For methodological purposes, the article was classified as a case study, following a qualitative approach, of a basic nature, with an exploratory objective and survey procedures. For data collection, interviews were used, structured in questionnaires applied in virtual format. As a result, some variants were found that made remote teaching even more difficult, such as: lack of normative guidelines from SEDUC, lack of teachers’ training to work with this kind of teaching, lack of knowledge and communication equipment from parents, in addition to the difficulty of students with disabilities in specific issues such as medication use, irritability, drowsiness and lack of concentration.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24702-
dc.date.accessioned2022-04-20T19:21:54Z-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2022-04-20T19:21:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSumé – PB - ensino remotopt_BR
dc.subjectPolíticas de educação inclusivapt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSumé – PB – remote teachingpt_BR
dc.subjectInclusive education policiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Iara Batista de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePublic policies and the challenges of special education through remote teaching in the city of Sumé-PBpt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Iara Batista de. Políticas públicas e os desafios da educação especial por meio do ensino remoto no município de Sumé-PB. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24702pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IARA BATISTA DE ARAÚJO - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2022.pdfIara Batista de Araújo - TCC Gestão Pública CDSA 20221.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.