Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/2692273349708022pt_BR
dc.creator.LattesSOUZA, D. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumoA manipulação discursiva é um fenômeno da linguagem que está presente nos discursos diários das pessoas. Trata-se de uma ferramenta de indução que pode ser utilizada tanto positiva quanto negativamente, depende da pretensão do manipulador. Por este viés, esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de manipulação discursivas presentes na narrativa bíblica A tentação de Jesus no deserto como proposta de leitura para o ensino médio. Para tanto, articulamos um arcabouço teórico sobre a Semiótica Discursiva, com ênfase nas estratégias de manipulação; debatemos sobre a prática de leitura articulada aos documentos parametrizadores; descrevemos as estratégias de manipulação em favor da argumentação que compõem o corpus da pesquisa como proposta de debate adaptável à educação básica. Nessa direção, esta investigação fundamenta-se, essencialmente, nos aportes teóricos da Semiótica Discursiva com Greimas (1973, 1975), considerando também Courtés (1979) e outros que defendem esta teoria. A metodologia é a da análise do discurso, uma vez que explora elementos do discurso. A abordagem do corpus é qualitativa, visto que não fizemos uso de métodos e técnicas estatísticas, mas buscamos compreender, interpretar o que o discurso enuncia. Ademais, é considerado um estudo de natureza aplicada, pois visa contribuir para a prática de leitura em sala de aula de educação básica. O universo da pesquisa são as narrativas que compõem o evangelho sinótico de Mateus. Desse universo, o corpus escolhido foi o texto A tentação de Jesus no deserto (MATEUS 4, 1-11), pelo fato de ser uma narrativa que, mesmo sendo escrita há doze séculos, expressa aspectos do discurso fundado na intencionalidade de natureza manipuladora. A categoria de análise foram as estratégias de manipulação que estão presentes no discurso. E para olharmos com objetividade para essa categoria, seguimos os critérios: a) A narrativa, A tentação de Jesus no deserto, apresenta manipulação? b) Quais as estratégias de manipulação presentes no discurso corpus de análise? Em tese, concluímos que, da proposta de leitura feita ao encontro dos objetivos da pesquisa, foram encontrados três momentos marcantes de manipulação: a primeira e a segunda como duas provocações e a terceira como uma tentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleManipulação discursiva na narrativa A tentação de Jesus no deserto: uma proposta de leitura para o 3º ano do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2022-03-25
dc.description.abstractDiscursive manipulation is a language phenomenon that is present in people's daily speeches. It is an induction tool that can be used both positively and negatively, depending on the manipulator's intention. From this perspective, this research aims to analyze the discursive manipulation strategies present in the biblical narrative The temptation of Jesus in the desert as a reading proposal for high school. To do so, we articulate a theoretical framework on Discursive Semiotics, with emphasis on manipulation strategies; we discussed the practice of reading articulated to parameterizing documents; we describe the manipulation strategies in favor of the arguments that make up the research corpus as a proposal for a debate adaptable to basic education. In this sense, this investigation is essentially based on the theoretical contributions of Discursive Semiotics with Greimas (1973, 1975), also considering Courtés (1979) and others who defend this theory. The methodology adopted is that of discourse analysis, as it explores elements of discourse. The corpus approach is qualitative, since we did not make use of statistical methods and techniques, but we seek to understand and interpret what the discourse says. Furthermore, it is considered an applied study as it aims to contribute to the practice of reading in the basic education classroom. The research universe is the narratives that make up the synoptic Gospel of Matthew. From this universe, the corpus chosen was the text The temptation of Jesus in the desert (MATEUS 4, 111) because it is a narrative that, despite being written twelve centuries ago, expresses aspects of the discourse based on intentionality of a manipulative nature. The category of analysis was the manipulation strategies that are present in the discourse. To look objectively at this category, we follow the criteria: a) does the narrative The temptation of Jesus in the desert show manipulation? b) what are the manipulation strategies present in the corpus discourse of analysis? In theory, we conclude that, from the reading proposal made to meet the research objectives, three remarkable moments of manipulation were found: the first and second as two provocations and the third as a temptation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24706
dc.date.accessioned2022-04-20T20:03:11Z
dc.date.available2022-04-20
dc.date.available2022-04-20T20:03:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectManipulaçãopt_BR
dc.subjectNarrativa bíblicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectO caso da fotopt_BR
dc.subjectDiscursive semioticspt_BR
dc.subjectManipulationpt_BR
dc.subjectBiblical narrativept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectThe case of the photopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Diones Bezerra de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive manipulation in the narrative The temptation of Jesus in the desert: a reading proposal for the 3rd year of high school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Diones Bezerra de. Manipulação discursiva na narrativa A tentação de Jesus no deserto:uma proposta de leitura para o 3º ano do ensino médio. 2022. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIONES BEZERRA DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfDiones Bezerra de Souza. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.605.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.