Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
Title: A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
Other Titles: The experience of continuing education of PROEJA teachers in Sumé - PB.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Irineusa Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LADOSKY, Mario Henrique Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Norma Maria de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Prática Pedagógica;Formação docente continuada - PROEJA;Youth and Adult Education;Pedagogical Practice;Continuing teacher training - PROEJA
Issue Date: 28-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros. Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em sala.
Abstract: The present study aims to investigate the training experience of the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the modality of Youth and Adults (PROEJA), carried out as part of the continuing training of teachers from the EJA (Youth and Adult Education) of the city Sume-PB. The theoretical reference of authors such as Paulo Freire, Moacir Gadotti, and others is used in this monograph. A qualitative methodology is adopted here based on interviews with five teachers who work in the referential modality and participated in PROEJA. In the theoretical basis, the study analyzes the continuous formation of these teachers discussing the difficulties of pedagogic practice due to the dynamization and the distance between theory and practice. Agaisnt the interviews with the teachers, who participated in the training, analyzes are carried out verifying in the teachers' statements the importance of continuing education and what this experience has provided as an innovator for their classroom practices.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Prática Pedagógica
Formação docente continuada - PROEJA
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice
Continuing teacher training - PROEJA
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRINEUSA MARIA FERREIRA - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CDSA 2017.pdfIrineusa Maria Ferreira - Especialização em Educação de Jovens e adultos CDSA 2017227.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.