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dc.creator.IDSOUZA JUNIOR, C. M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5403129842232801pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS NETO, Pedro Nicó de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS NETO, P. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6441001734932075pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Elisabeth de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, E.pt_BR
dc.contributor.referee2CALEGARI, Leandro.-
dc.contributor.referee2IDCALEGARI, L.pt_BR
dc.description.resumoA utilização do carvão vegetal em domicílios é geralmente para cocção de alimentos. Diante da importância deste uso, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade do carvão vegetal comercializado no município de Patos-PB, destinado ao consumo doméstico. O carvão vegetal foi obtido por meio de um processo de amostragem aleatório, nos estabelecimentos comerciais, divididos nas três seguintes categorias: supermercado (S), frigorífico e/ou casa de carne (F), e minibox (C). Foram avaliadas as características mercadológicas, assim como as características físicas e energéticas do carvão vegetal. Quanto à quantidade de carvão vegetal presente nas embalagens de 05 e 03 kg avaliadas, se observou que todas apresentaram uma massa de carvão superior à exposta na embalagem, provavelmente, em virtude da absorção de umidade no local de comercialização. Foi observado que a marca R2 apresentou uma maior variação no preço (28,33%) comercializado entre os estabelecimentos avaliados, não constando na embalagem a autorização da produção pelos órgãos ambientais fiscalizadores. Os valores médios de umidade do carvão vegetal foram inferiores a 5%, em relação ao valor indicado para o consumo doméstico do carvão vegetal. O poder calorífico do carvão vegetal com o maior valor foi encontrado na marca R1 (8160,45 kcal kg-1) e se observou uma elevada variação entre as marcas dentro dos próprios estabelecimentos comerciais, indicando uma grande heterogeneidade do material avaliado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Florestalpt_BR
dc.titleAvaliação das características mercadológicas e qualidade energética do carvão vegetal comercializado para fins domésticos no centro do município de Patos - PB.pt_BR
dc.date.issued2019-06-17-
dc.description.abstractThe use of charcoal in households is usually for cooking food. Given the importance of this use, the aim of this study was to analyze the quality of charcoal sold in the municipality of Patos-PB, destined for domestic consumption. Charcoal was obtained through a random sampling process in commercial establishments, divided into the following three categories: supermarket (S), refrigerator and / or meat house (F), and minibox (C). The market characteristics were evaluated, as well as the physical and energetic characteristics of charcoal. Regarding the amount of charcoal present in the packages of 05 and 03 kg evaluated, it was observed that all had a mass of charcoal higher than that exposed in the package, probably due to the absorption of moisture at the marketing site.It was observed that the R2 a greater variation in the price (28.33%) commercialized among the evaluated establishments, not including in the packaging the authorization of the production by the environmental inspection agencies. The average moisture content of charcoal was less than 5%, in relation to the value indicated for the domestic consumption of charcoal. The calorific value of charcoal with the highest value was found at brand R1 (8160.45 kcal kg-1) and there was a high variation between the brands within the commercial establishments themselves, indicating a great heterogeneity of the evaluated material.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24744-
dc.date.accessioned2022-04-22T18:37:21Z-
dc.date.available2022-04-22-
dc.date.available2022-04-22T18:37:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCarvão vegetalpt_BR
dc.subjectComercialização de carvão - Patos - PBpt_BR
dc.subjectPatos - PB - carvão vegetalpt_BR
dc.subjectFonte de energiapt_BR
dc.subjectBiomassapt_BR
dc.subjectProsopis juliflorapt_BR
dc.subjectCocção de alimentos - carvãopt_BR
dc.subjectQualidade do carvão vegetalpt_BR
dc.subjectCharcoalpt_BR
dc.subjectCommercialization of coal - Patos - PBpt_BR
dc.subjectDucks - PB - charcoalpt_BR
dc.subjectPower supplypt_BR
dc.subjectBiomasspt_BR
dc.subjectProsopis juliflorapt_BR
dc.subjectFood cooking - charcoalpt_BR
dc.subjectCharcoal qualitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA JUNIOR, Carlos Magno Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of marketing characteristics and energy quality of charcoal sold for domestic purposes in the center of Patos - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA JUNIOR, Carlos Magno Pereira de. Avaliação das características mercadológicas e qualidade energética do carvão vegetal comercializado para fins domésticos no centro do município de Patos - PB. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia Florestal, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24744pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal - CSTR - Monografias

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