Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24759
Title: Análise exploratória de dados no e-commerce do varejo supermercadista.
Other Titles: Exploratory data analysis in supermarket retail e-commerce.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Hellen Karoline Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: POLICARPO, Manoela Costa.
Keywords: Varejo supermercadista;E-commerce;Análise exploratória de dados;Estatística descritiva e inferencial;Supermarket retail;Exploratory data analysis;Descriptive and inferential statistics
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Hellen Karoline Alves de. Análise exploratória de dados no ecommerce do varejo supermercadista. 2021. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24759
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo teve por objetivo analisar os registros de compras produzidos no ecommerce de um varejista supermercadista implementado durante a pandemia, a fim de aprofundar e compreender o perfil dos clientes. A partir da revisão de literatura envolvendo a temática de inovações no varejo, foi realizado um estudo de abordagem quantitativa com caráter descritivo. O método adotado consistiu na extração de dados de fontes de dados do ecommerce. Enquanto método de análise, fezse uso de estatística descritivas e inferenciais a partir da abordagem exploratória de dados foram conduzidos procedimentos de descriptive analytics gerando insights a partir dos dados obtidos entre abril de 2020 e setembro de 2021. As análises foram feitas com auxílio da ferramenta Microsoft Power BI e evidenciaram o potencial de crescimento se adotado as preferências dos consumidores e destacalas, seja a forma de pagamento, bairro ou classe social. Esta pesquisa contribui ao passo em que compreender o perfil do cliente, permite uma tomada de decisão mais assertiva para um melhor atendimento e prestação de serviço.
Abstract: The aim of this article was to analyze the purchase records obtained in the ecommerce of a supermarket retailer implemented during a pandemic, in order to deepen and understand the profile of customers. From the literature review involving the theme of innovations in retail, a study with a quantitative approach with a descriptive character was carried out. The method adopted consists of extracting data from ecommerce data sources. As a method of analysis, descriptive and inferential statistics were used from the exploratory data approach, descriptive analysis procedures were conducted to generate insights from the data obtained between April 2020 and September 2021. The analyzes were carried out with the aid of Microsoft Power BI tool and show the potential for growth if adopted as a consumer preference and highlights them, whether in the form of payment, neighborhood or social class. This research contributes to the understanding of the customer's profile, allowing for a more assertive decisionmaking for a better attendance and service provision.
Keywords: Varejo supermercadista
E-commerce
Análise exploratória de dados
Estatística descritiva e inferencial
Supermarket retail
Exploratory data analysis
Descriptive and inferential statistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24759
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELLEN KAROLINE ALVES DE SOUSA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2021.pdfHellen Karoline Alves de Sousa - TCC Artigo Administração CH 2021781.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.