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Title: Abordagem multiagente para a propaganda pervasiva.
Other Titles: Multiagent approach to pervasive advertising.
???metadata.dc.creator???: BUBLITZ, Frederico Moreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PERKUSICH, Angelo.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GORGÔNIO, Kyller Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Evadro de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee3???: VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee4???: GUITIERREZ, Maria Del Rosário Girardi.
Keywords: Propaganda pervasiva;Abordagem multiagente - propaganda pervasiva;Publicidade pervasiva;Agentes de software;Informação contextual;Anúncio pervasivo;Computação pervasiva;Segmentação de mercado e propaganda;Sistemas de recomendação;Filtragem colaborativa;Sistemas multiagentes;Ciência de contexto;Pervasive propaganda;Contextual information;Pervasive Computing;Market Segmentation and Advertising;Recommendation systems;Collaborative filtering;Multiagent systems;Context science
Issue Date: Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BUBLITZ, Frederico Moreira. Abordagem multiagente para a propaganda pervasiva. 2013. 166f. (Tese de Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A Propaganda Pervasiva destaca-se das demais formas de veiculação de anúncios por permitir a entrega de anúncios sensíveis ao contexto dos consumidores. Dessa forma, é possível entregar aos consumidores os anúncios mais relevantes, proporcionando uma maior efetividade à propaganda. Entretanto, entregar os anúncios mais relevantes, o que tem sido o foco das pesquisas na área de Propaganda Pervasiva, implica na redução do total de anúncios veiculados e essa redução impacta diretamente nos objetivos da campanha publicitária. Ou seja, nessa busca por anúncios mais relevantes para os consumidores os objetivos dos anunciantes têm sido negligenciados. Assim, é necessário encontrar um equilíbrio entre os interesses dos consumidores e os objetivos dos anunciantes. A hipótese assumida neste trabalho é que agentes de software, representando os consumidores e os anunciantes, sejam capazes de alcançar o equilíbrio almejado por meio de um cenário de negociação. Para viabilizar esse cenário de negociação, foram desenvolvidos: um modelo de negociação, no qual anunciantes e consumidores estabelecem rodadas de propostas e contrapropostas a fim de, cada um defendendo seus próprios interesses, obter uma relação de equilíbrio; um modelo de obtenção de informação contextual, que permite que os agentes adquiram, de forma dinâmica e transparente, a informação necessária à negociação; e um modelo de representação da informação contextual, que fornece uma linguagem comum para a comunicação entre os agentes. Para validar os modelos desenvolvidos, foi realizada uma série de experimentos com foco na obtenção e utilização de informação contextual como fator predominante para determinar a relevância do anúncio. A análise dos resultados obtidos permite concluir que o modelo de negociação mostra-se eficaz em encontrar o equilíbrio desejado.
Keywords: Propaganda pervasiva
Abordagem multiagente - propaganda pervasiva
Publicidade pervasiva
Agentes de software
Informação contextual
Anúncio pervasivo
Computação pervasiva
Segmentação de mercado e propaganda
Sistemas de recomendação
Filtragem colaborativa
Sistemas multiagentes
Ciência de contexto
Pervasive propaganda
Contextual information
Pervasive Computing
Market Segmentation and Advertising
Recommendation systems
Collaborative filtering
Multiagent systems
Context science
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2478
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