Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, Gabrielle.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9379473072568059pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.referee2SILVA, Francisca Alves da.
dc.description.resumoO presente trabalho tem a pretensão de promover o letramento literário através da poesia de Cristiano Cartaxo em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: apresentar a importância do letramento literário; salientar a relevância do trabalho com a poesia em sala de aula; elaborar uma sequência didática que trabalhe com a poesia local de Cristiano Cartaxo para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental II. Para a realização do nosso trabalho, contribuindo nas discussões teóricas, foram utilizados como referências Barthes (1999), Cosson (2021), Dalvi; Rezende; Faleiros (2013), Moisés (2019), Pinheiro (2018), dentre outros. Para tanto, a pesquisa é de caráter bibliográfico, de natureza propositiva, com abordagem qualitativa. A base teórica aborda temáticas que tratam sobre as questões delicadas do letramento literário nas escolas, visto que há uma dificuldade perceptível no trato com a leitura e compreensão de poesias no contexto escolar, e mais ainda quando se trata de poesia local; com isso, percebemos a importância de destacar abordagens acerca do letramento literário através da poesia. Como resultado da pesquisa, elaboramos uma sequência didática direcionada a alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II e fundamentada no modelo de Sequência Básica de Cosson (2021). Tal sequência foi desenvolvida com atividades que abordam a poesia no contexto escolar, visando contribuir com o letramento literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA poesia de Cristiano Cartaxo: uma sequência didática para o Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2022-03-31
dc.description.abstractThe present work promotes the literary literacy with the use of Cristiano Cartaxo’s poems in 7th grade class of Elementary Education. To reach this purpose, the following specific objectives are shown: to present the significance of the literary literacy, to emphasize the relevance of work poems in class; to develop a didactic sequence that manages the Cristiano Cartaxo’s local poems in 7th grade class of Elementary Education. To this realization, contributed by theoric discussions, it was used as references Barthes (1999), Cosson (2021), Dalvi; Rezende; Faleiros (2013), Moisés (2019), Pinheiro (2018), and others. Therefore, the research is bibliográfic, has a propositive nature and qualitative approach. The theoric basis show thematics that deal about delicate questions of literary literacy in schools, since there are perceptible difficulties treating with literature and the comprehension of poems in school context, and even more when treating with local poems; Thereby, we realize the importance of highlighting approaches about literary literacy using poems. As a result of our research, we elaborate a didactic sequence oriented to the students in 7th grade class of Elementary Education that are grounded on models of Cosson (2021) Basic Sequences. Such sequence was developed with activities that approach poetry in the school context, contributing to literary literacy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24807
dc.date.accessioned2022-04-25T14:43:50Z
dc.date.available2022-04-25
dc.date.available2022-04-25T14:43:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectCristiano Cartaxopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa ­- ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Gabrielle Dayanne Rodrigues de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCristiano Cartaxo's poetry: a didactic sequence for Elementary School II.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Gabrielle Dayanne Rodrigues de. A poesia de Cristiano Cartaxo: uma sequência didática para o Ensino Fundamental II. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELLE DAYANNE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfGabrielle Dayanne Rodrigues de Albuquerque. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.337.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.