Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSPINDOLA, G. S. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003487825796754pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Renata Pimentel da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, R. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846898931500271pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Laura Maria Aguiar.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, L. M. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8428274442746552pt_BR
dc.contributor.referee2BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.-
dc.contributor.referee2IDBEZERRA, E. B. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7229511640178858pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo identificar o que apontam os estudos acerca da relação entre Inteligência Emocional (IE) com os estudantes universitários, a partir de estudos de produções cientificas dos últimos dez anos (20122021) no Brasil. O presente estudo aponta a relevância da IE como uma competência comportamental que habilita o indivíduo a ter maior percepção e controle das emoções, promovendo resultados pessoais e para o meio em que se encontra inserido. O ambiente universitário é composto por diversos desafios e por perceber que os estudantes representam um grupo de relevância para a sociedade, pois são o futuro próximo, que desempenharão diversas atividades, como liderança, o desenvolvimento das emoções é um diferencial que agregará valor. Assim, a capacidade de se adaptar, ou seja, desenvolvimento das emoções (IE) em meio a constantes transformações vivenciadas diariamente, trará a maior possibilidade em se alcance resultados. Como metodologia foram realizadas buscas nas bases de dados: Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), onde utilizou-se o descritor “Inteligência Emocional and estudantes universitários”, tendo como resultado 08 (oito) trabalhos, sendo que destes apenas 06 (seis) corresponderam aos critérios de inclusão (produzidos nos últimos 10 anos; produções armazenadas em periódicos e coleções nacionais; trabalhos escritos em língua portuguesa), como também acessibilidade de pesquisas científicas de produção nacional e pela disponibilidade e gratuidade dos textos na íntegra . A presente revisão sistemática apontou para dois temas: área do cuidar e competências, verificando o nível IE elevado nos universitários em pesquisa, como também o quanto maior o nível da IE maior o desempenho profissional. Por fim, espera-se que este estudo instigue mais pesquisas acerca do tema no Brasil, contribuindo também com propostas para maior aprofundamento diante de uma temática com tamanha importância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleRelação entre a inteligência emocional e os estudantes universitários: uma revisão de literatura.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis article aimed to identify what studies point out about the relationship between Emotional Intelligence (EI) with university students, based on studies of scientific productions in the last ten years (20122021) in Brazil. This study points out the relevance of EI as a behavioral competence that enables the individual to have greater perception and control of emotions, promoting personal results and for the environment in which they are inserted. The university environment is composed of several challenges and because we realize that students represent a relevant group for society, as they are the near future, who will perform various activities, such as leadership, the development of emotions is a differential that will add value. In this way, the ability to adapt, that is, the development of emotions (IE) in the midst of constant changes experienced daily, will bring the greatest possibility to achieve results. As a methodology, searches were performed in the following databases: Google Academic, SciELO (Scientific Electronic Library Online) and BVS (Virtual Health Library), where the descriptor "Emotional Intelligence and university students" was used, resulting in 08 (eight) works, of which only 06 (six) met the inclusion criteria (produced in the last 10 years; productions stored in national journals and collections; works written in Portuguese), as well as accessibility of scientific researches of national production and the availability and free of charge of the texts in full. This systematic review pointed to two themes: the area of care and competences, verifying the high IE level in research university students, as well as the higher the IE level, the greater the professional performance. Finally, it is expected that this study instigates more research on the subject in Brazil, also contributing with proposals for greater depth in the face of a topic of such importance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24809-
dc.date.accessioned2022-04-25T17:00:04Z-
dc.date.available2022-04-25-
dc.date.available2022-04-25T17:00:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEstudantes universitários – inteligência emocionalpt_BR
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapt_BR
dc.subjectCompetências comportamentaispt_BR
dc.subjectÁrea do cuidarpt_BR
dc.subjectAmbiente universitáriopt_BR
dc.subjectEmotional intelligencept_BR
dc.subjectCollege students – emotional intelligencept_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.subjectBehavioral skillspt_BR
dc.subjectCare areapt_BR
dc.subjectUniversity environmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSPINDOLA, Grayton Sideny Cabral de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRelationship between emotional intelligence and university students: a literature review.pt_BR
dc.identifier.citationSPINDOLA, Grayton Sideny Cabral de. Relação entre inteligência emocional e os estudantes universitários: uma revisão de literatura. 2021. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24809pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRAYTON SIDENY CABRAL DE SPINDOLA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2021.pdfGrayton Sideny Cabral de Spindola - TCC Artigo Administração CH 2021361.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.