Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24829
Title: A importância do alfabetizar letrando na formação integral do aluno.
Other Titles: The importance of literate literacy in the integral formation of the student.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Mariana Pedrosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACHADO, Viviane Guidotti.
Keywords: Alfabetização;Método sintético;Método analítico;Letramento;Leitura;Escrita;Literacy;Synthetic method;Analytical method;Literacy;Reading;Writing
Issue Date: 3-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Mariana Pedrosa. A importância do alfabetizar letrando na formação integral do aluno. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A alfabetização é uma etapa essencial e de grande importância para a aprendizagem dos discentes. Nesse sentido o trabalho intitulado: A importância do alfabetizar letrando na formação integral do aluno, apresenta o percurso da alfabetização e do letramento no Brasil, mostrando com clareza que essas duas práticas se diferenciam e se complementam, e por isso precisam ser trabalhadas em conjunto, para que assim, tornem a aprendizagem significativa para o discente. Como objetivo, o trabalho visa abordar a relevância do alfabetizar letrando, como processo necessário na aquisição da leitura e da escrita. Para isso a pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Frade (2005); Mortatti (2006, 2008); Kleiman (2005, 2008); Soares (2004,2009,2017, 2020); BNCC (BRASIL, 2018); Maciel e Resende (2015); Lajolo (1996) e Silva (2012). Quanto ao procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória, sob uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos nessa pesquisa, apontam que o processo de alfabetização não deve estar desvinculado do uso das práticas sociais do aluno, a fim de propiciar um ensino significativo para ele. Para isso a importância do trabalho com os gêneros textuais em sala de aula, tanto para a apropriação de conhecimento, mas sobretudo ao formar o aluno a saber atuar no espaço social.
Abstract: Literacy is an essential and important stage for the learning of students. In this sense the work entitled: “The importance of literacy and initial reading instruction in the integral formation of the student”, presents the course of literacy and initial reading instruction in Brazil, showing clearly that these two practices differ and complement each other, and therefore need to be worked together, to make learning meaningful to the student. As an objective, the work aims to address the relevance initial reading instruction and literacy, as a necessary process in the acquisition of reading and writing. In this case, the research is based on the theoretical contributions of Frade (2005); Mortatti (2006, 2008); Kleiman (2005, 2008); Soares (2004, 2009, 2017, 2020); BNCC (Brazil, 2018); Maciel and Resende (2015); Lajolo (1996) and Silva (2012). Regarding the methodological procedure, we adopted the bibliographic, exploratory research, under a qualitative approach. The results obtained in this research indicate that the literacy process should not be disconnected from the use of the student’s social practices in order to provide a meaningful education for him. For this reason the importance of working with the textual genres in the classroom, both for the appropriation of knowledge, but especially when training the student to know how to act in the social space.
Keywords: Alfabetização
Método sintético
Método analítico
Letramento
Leitura
Escrita
Literacy
Synthetic method
Analytical method
Literacy
Reading
Writing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24829
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA PEDROSA ALVES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfMariana Pedrosa Alves. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.