Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO JUNIOR, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331489906995321pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9483143620752293pt_BR
dc.contributor.referee1NUNES, Maíra Fernandes Martins.-
dc.contributor.referee2SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.-
dc.description.resumoBaseando-se em histórias do gênero "conto de fadas", o conglomerado midiático Disney, tem lançado filmes de animação protagonizados por princesas desde 1939 até a contemporaneidade. Isso gerou o que se denomina "tradição fílmica de princesas da Disney". Partindo dessa noção, se pressupõe que existem duas categorias discursivas de princesas: as "princesas em perigo" e as "princesas guerreiras", essa última tendo irrompido durante os anos de 1990. Sobre esta base, a pesquisa investiga e analisa como se estrutura a formação discursiva da categoria “princesas guerreiras”. Buscando identificar que fatores sociológicos estimulou a irrupção dessa discursividade. Para a investigação adota-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa. Em destaque os conceitos que se complementam: formação discursiva, memória discursiva, interdiscursividade, acontecimento discursivo, intericonicidade e audiovisualidades. Com tais conceitos, compreende-se quais discursos e performances de gênero são publicados pelos corpos das protagonistas princesas, e como contribuem com imaginários e discursos sobre gênero e sexualidade. E na busca por fenômenos sociológicos, envoltos da discursividade de princesas “empoderadas”, encontra-se no feminismo neoliberal (um feminismo à serviço do sistema capitalista neoliberal), no feminismo da mercadoria e nos discursos girl power, respostas de como se estrutura a formação discursiva de uma princesa que não precisa de uma figura masculina a protegendo, pois ela é ativa em sua própria narrativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleEra uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.pt_BR
dc.date.issued2022-02-16-
dc.description.abstractBased on stories in the "fairy tale" genre, the Disney media conglomerate, released animated films starring princesses from 1939 to the present day. This spawned what is called "Disney princess movie tradition". Based on this notion, the existence of two discursive categories of princesses is presupposes: the "princesses in danger" and the "war princesses", the latter having erupted during the 1990s. On this basis, the present research will investigate how the discursive formation of the “warrior princess” category is structured. Seeking to identify which sociological factors stimulated the irruption of this discursivity. For the investigation, the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis (AD) is adopted. The concepts that complement each other are highlighted: discursive formation, discursive memory, interdiscursiveness, discursive event, intericonicity and audiovisualities. With such concepts, it is understood which gender discourses and performances are published by the bodies of the princess protagonists, and how they contribute with imaginaries and discourses about gender and sexuality. And in the search for sociological phenomena involved in the discursivity of “empowered” princesses, neoliberal feminism (a feminism at the service of the neoliberal capitalist system), commodity feminism and girl power discourses, answers to how discursive formation is structured of a princess who does not need a male figure to protect her, as she is active in her own narrative.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844-
dc.date.accessioned2022-04-25T23:39:16Z-
dc.date.available2022-04-25-
dc.date.available2022-04-25T23:39:16Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDisneypt_BR
dc.subjectPrincesaspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGênero e performancept_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectPrincessespt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectGender and performancept_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectComparative literaturept_BR
dc.subjectAnálisis del hablapt_BR
dc.subjectGénero y actuaciónpt_BR
dc.subjectLiteratura comparativapt_BR
dc.subjectLes princessespt_BR
dc.subjectAnalyse de la parolept_BR
dc.subjectGenre et performancespt_BR
dc.subjectFéminismept_BR
dc.subjectLittérature comparéept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO JÚNIOR, Aélton Alves de .-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOnce upon a time there was the “warrior princess”: discourse and gender performances in Disney princess movies.pt_BR
dc.identifier.citationMELO JÚNIOR, A, A, de. Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AÉLTON ALVES DE MELO JÚNIOR – DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2022.pdfAélton Alves de Melo Júnior - Dissertação PPGCS CH 20222.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.