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Title: Multiletramentos digitais: o uso do podcast como ferramenta auxiliar nas aulas de língua portuguesa.
Other Titles: Digital multiliteracies: the use of the podcast as an auxiliary tool in Portuguese language classes.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Francisco Cleiton Limeira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRITO, Ivaneide Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
Keywords: Multiletramento digital;Gêneros textuais digitais;Podcast;Ensino;Língua portuguesa ­- ensino;Digital multiliteracy;Digital Textual Genres;Teaching;Portuguese language - teaching
Issue Date: 1-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Francisco Cleiton Limeira de. Multiletramentos digitais: o uso do podcast como ferramenta auxiliar nas aulas de língua portuguesa. 2022. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Nem sempre as aulas de língua portuguesa foram norteadas por gêneros textuais digitais, a exemplo do podcast, como importantes ferramentas para o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendizes. Nessa direção, a presente pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de multiletramentos desenvolvidas com base no uso dos gêneros textuais digitais em sala de aula, mais especificamente do podcast, a fim de propiciar profícuas abordagens teóricas e práticas ao professor de língua portuguesa, destacando sua função social dentro e fora da sala de aula. Como teoria de base, tomamos os estudos da linguística contemporânea, sustentados mais especificamente nos estudos de Rojo (1998, 2012), de Marcuschi (2002, 2008), de Zavam e Araújo (2008), da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), de Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se configura como aplicada, é de natureza qualitativa, pautada em levantamento bibliográfico. Já quanto aos objetivos, é descritiva e utiliza o método indutivo. Os sujeitos colaboradores foram 06 docentes de língua portuguesa matriculados no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do Polo da UFCG, atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, convidados a responderem um questionário composto por dez questões via Google Forms. Os resultados confirmaram a necessidade da oferta contínua de políticas educacionais no campo do ensino de língua portuguesa por oferecer aos docentes subsídios para que possam ressignificar o trabalho com gêneros digitais diversos. Como forma de contribuir para geração de políticas dessa natureza, foi apresentada, ao final da pesquisa, uma proposta de Sequência Didática (SD), cujo principal objetivo é explorar o gênero podcast e suas relações discursivas no campo das tecnologias contemporâneas em sala de aula, para o desenvolvimento da produção da escrita, da escuta, da leitura e da oralidade do aluno.
Abstract: Portuguese language classes were not always guided by digital textual genres, such as podcasts, as important tools for the development of learners' communicative skills. In thisdirection, the present research aims to investigate the practices of multiliteracies developed based on the use of digital textual genres in the classroom, more specifically the podcast genre, in order to provide fruitful theoretical and practical approaches to the Portuguese language teacher, highlighting their social role inside and outside the classroom. As a theoretical basis, we take the studies by contemporary linguistics, supported more specifically on the studies by Rojo (1998, 2012), Marcuschi (2002, 2008), by Zavam and Araújo (2008), the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), by Schneuwly and Dolz (2004), among others. As for the methodological procedures, this research is configured as an applied one; it is of a qualitative nature, based on a bibliographic survey. As for the objectives, it is descriptive and uses the inductive method. The collaborating subjects were 06 Portuguese-speaking teachers enrolled in the Professional Master's Program in Letters (PROFLETRAS), from the pole of UFCG, working in Elementary and High School, invited to answer a questionnaire consisting of ten questions via Google Forms. The results confirmed the need for the continuous offer of educational policies in the field of Portuguese teaching by offering subsidies to teachers so that they can resignify their work with different digital genres. As a way of contributing to the generation of this kind of policies, at the end of the research, a proposal for a didactic sequence was presented whose main objective is to explore the podcast genre and its discursive relations in the field of contemporary technologies in the classroom, for the development of production of the student's writing, listening, reading and speaking.
Keywords: Multiletramento digital
Gêneros textuais digitais
Podcast
Ensino
Língua portuguesa ­- ensino
Digital multiliteracy
Digital Textual Genres
Teaching
Portuguese language - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24851
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