Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24861
Title: O ensino de matemática no período remoto: possibilidades e dificuldades na EJA na visão de professores da cidade de Cuité / PB.
Other Titles: The teaching of mathematics in the remote period: possibilities and difficulties in EJA in the view of teachers in the city of Cuité / PB.
La enseñanza de las matemáticas en el período remoto: posibilidades y Dificultades en EJA en la visión de docentes de la ciudad de Cuité / PB.
???metadata.dc.creator???: MOREIRA, Alynne de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CASADO, Wellison Gomes.
Keywords: Ensino de matemática;Educação de jovens e adultos;EJA - Cuité - PB;Ensino de matemática remoto;Teaching math;Youth and adult education;Remote math teaching;Enseñando matemáticas;EJA - Lindo - PB;Educación de jóvenes y adultos;Enseñanza remota de matemáticas
Issue Date: 23-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOREIRA, Alynne de Sousa. O ensino de matemática no período remoto: possibilidades e dificuldades na EJA na visão de professores da cidade de Cuité / PB. 2022. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Em um cenário caótico ocasionado pela pandemia do COVID-19, tivemos que aprender a conviver com muitos desafios e com novas maneiras de nos relacionarmos com os outros e com o ambiente. A escola por sua vez trocou as salas de aulas físicas por salas virtuais através do ensino remoto. Diante disso, nesse estudo buscamos investigar algumas possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática no contexto de ensino remoto (2020- 2021) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Cuité-PB. Esse estudo é exploratório de abordagem qualitativa, com quatro professores participantes que lecionam matemática na EJA, para obtenção dos relatos foi aplicado um questionário via google forms, os dados foram organizados a partir de uma análise descritiva. Dentre as dificuldades enfrentadas nesse período os professores apontaram principalmente a falta de acesso à internet, dificuldades dos estudantes e professores em acessar as plataformas digitais e abandono dos estudantes da EJA, dentre as possibilidades de ensino, relatam que atividades impressas, aulas online síncronas e assíncronas, auxílio das Redes sociais e a utilização de algumas plataformas digitais foram recursos didáticos utilizados para minimizar as dificuldades. Por fim, destacamos a necessidade de realizar uma avaliação diagnóstica com esses jovens e adultos quando retornarem ao ensino presencial, com o intuito de avaliar os eventuais prejuízos que tiveram durante o ensino remoto para auxiliar os professores a planejar e a criar estratégias de ensino de matemática que possibilite um aprendizado mais significativo.
Abstract: In a chaotic scenario caused by the COVID-19 pandemic, we had to learn to live with many challenges and with new ways of relating to others and the environment, the school in turn changed the physical classrooms for virtual classrooms to from remote teaching. In this perspective, in this study we seek to investigate some possibilities and difficulties encountered by mathematics teachers in the context of remote teaching of Youth and Adult Education (EJA) in the city of Cuité-PB. This is an exploratory study with a qualitative approach. Four teachers who teach mathematics at EJA participated in the research. To obtain the reports, a questionnaire was applied via google forms, the data were organized from a descriptive analysis. Among the difficulties faced in this period, teachers mainly pointed out the lack of access to the internet, difficulties of students and teachers in accessing digital platforms and abandonment of EJA students, among the teaching possibilities, they report that printed activities, synchronous and asynchronous online classes, help from social networks and the use of some digital platforms were teaching resources used to minimize difficulties. Finally, we highlight the need to carry out a diagnostic evaluation with these young people and adults when they return to face-to-face teaching, in order to assess the possible losses they had during remote teaching to help teachers plan and create mathematics teaching strategies. that allow for more meaningful learning.
???metadata.dc.description.resumen???: En un escenario caótico provocado por la pandemia del COVID-19, tuvimos que aprender a vivir con muchos retos y con nuevas formas de relaciones con los demás y con el entorno. La escuela, a su vez, cambió el aulas físicas por aulas virtuales a través de la enseñanza a distancia. Delante de eso, En este estudio buscamos indagar algunas posibilidades y dificultades encontrados por profesores de matemáticas en el contexto de la enseñanza a distancia (2020- 2021) de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la ciudad de Cuité-PB. este estudio es exploratorio con un enfoque cualitativo, con cuatro docentes participantes que enseñar matemáticas en la EJA, para obtener los informes, un cuestionario a través de formularios de Google, los datos se organizaron a partir de un análisis descriptivo. Entre las dificultades enfrentadas durante este período, los maestros señalaron principalmente la falta de acceso a internet, las dificultades de los estudiantes y Docentes para acceder a plataformas digitales y deserción de alumnos de la EJA, entre las posibilidades de enseñanza, reportan actividades impresas, clases en línea síncrono y asíncrono, ayuda de las redes sociales y el uso de algunos plataformas digitales fueron recursos didácticos utilizados para minimizar el dificultades. Finalmente, destacamos la necesidad de realizar un diagnóstico con estos jóvenes y adultos cuando vuelven a la docencia presencial, con el fin de evaluar las posibles pérdidas que tuvieron durante la enseñanza a distancia para ayudar a los profesores a planificar y crear estrategias de enseñanza de las matemáticas que permitan un aprendizaje más significativo.
Keywords: Ensino de matemática
Educação de jovens e adultos
EJA - Cuité - PB
Ensino de matemática remoto
Teaching math
Youth and adult education
Remote math teaching
Enseñando matemáticas
EJA - Lindo - PB
Educación de jóvenes y adultos
Enseñanza remota de matemáticas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24861
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALYNNE DE SOUSA MOREIRA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfAlynne de Sousa Moreira - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022870.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.