Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, R. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Marco Antônio Dias da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. A. D.pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Andresa Costa.-
dc.contributor.referee1IDPEREIRA, A. C.pt_BR
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Onaldo Guedes.-
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, O. G.pt_BR
dc.description.resumoAs novas formas e a disseminação rápida das informações estão modificando o comportamento dos discentes durante e após as aulas. Estudos apontam, por exemplo, que o oferecimento de conteúdo virtual parece tornar as disciplinas mais atraentes. O objetivo desse estudo foi comparar o perfil de familiaridade e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de alunos ingressantes e concluintes do curso de Odontologia da UFCG. Para tanto foi enviado, via e-mail, um link para um questionário criado utilizando o Google Drive®. Observou-se que a maioria dos discentes de ambos os grupos afirma utilizar a internet todos os dias, ser capaz de executar ações básicas, principalmente via dispositivos móveis e considerar o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais no ensino interessante, por entender que facilitam a aprendizagem. Contudo, os alunos concluintes disseram só usar a internet para estudo quando têm dúvidas e os ingressantes afirmaram estudar pela internet todos os dias independente da existência de dúvidas. Conclui-se que os discentes executam tarefas computacionais básicas e que um período de quatro anos foi suficiente para verificar mudanças importantes no perfil discente de um curso de graduação a ponto de entender que a formação docente deva ser revista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleAnálise comparativa do grau de familiaridade e uso das TIC pelos discentes ingressantes e concluintes do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe new ways of sharing information have changed the behavior of the students. Studies demonstrate, for example, that courses are considered more attractive when presenting virtual content associated. The aim of this study was to compare the profile of familiarity and use of Information and Communication Technologies (ICT) by freshman and senior students of Dentistry. In order to do so, was sent, by e-mail, a link for a survey posted on Google Drive®. It was observed, in both groups, that the majority of the students claim to use the internet every day, to be capable of execute basic informatics procedures and to consider the use of Virtual Learning Environments e Social networks for academic purposes quite interesting, once it is associated to learning improvement. However, senior students affirmed to use internet to study only when in doubt if something, on the other hand, freshman students inform to use the internet for study daily. In conclusion, in general students are able to execute simple informatics procedures using mainly mobile devices and that a short period of time (04 years) was enough to verify important differences on dentistry students behavior. These observations lead to an understanding that the teachers formation and should be revised.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24868-
dc.date.accessioned2022-04-26T17:32:04Z-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-26T17:32:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de Odontologia UFCG e tecnologiaspt_BR
dc.subjectRelação estudantes e tecnologiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação e tecnologiapt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectUFCG Dentistry Students and Technologiespt_BR
dc.subjectRelationship between students and technologiespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducation and technologypt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Roanny Torres.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of the degree of familiarity and use of ICT by students entering and graduating from the Dentistry Course at the Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Roanny Torres. Análise comparativa do grau de familiaridade e uso das TIC pelos discentes ingressantes e concluintes do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24868pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROANNY TORRES LOPES - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2014.pdfRoanny Torres Lopes - TCC Artigo Odontologia CSTR 2014725.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.