Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2488
Title: Estratégia de implantação de projetos de educação a distância através da internet.
Other Titles: Strategy for implementation of distance education projects through the internet.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Mário Vasconcelos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARROS, Marcelo Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira.
Keywords: Educação a Distância;e-EaD;Internet e Educação a Distância;Distance Education
Issue Date: 26-Apr-2002
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Mário Vasconcelos. Estratégia de implantação de projetos de educação a distância através da internet. 124f. 2002. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2488
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho discute o que é a Educação a Distância via Internet (e-EaD), enfatizando as estratégias, metodologias e tecnologias envolvidas. Inicialmente são apresentados os conceitos da Educação a Distância, suas características, sua história, as ferramentas utilizadas e os aspectos legais da EaD no Brasil. Em seguida, o estado-da-arte da e-EaD é estudado, mostrando os tipos, tecnologias, serviços, vantagens, desvantagens da e EaD e dando exemplos de sua utilização. São discutidas as diversas etapas envolvidas em um projeto de e-EaD, desde a sua análise inicial até a implantação de um curso piloto. É também proposta uma forma de estimar os custos e benefícios. Uma forma de elaboração de projeto instrucional é apresentada e os aspectos relacionados com os direitos autorais são discutidos. Finalmente, buscamos através de um estudo de caso realizado na Universidade Tiradentes (UNIT), relatar a nossa experiência na implantação do projeto de e-EaD, onde aplicamos os conceitos estudados.
Abstract: This work discusses Distance Education over the Internet (e-DE) emphasising its strategies, methodologies, and related technologies. We start by presenting some concepts associated with Distance Education, its characteristics, history, tools, and the legal aspects concerning e-DE in Brazil. Then we study the state-of-art in e-DE, showing the types, technologies, services, advantages and drawbacks of e-DE, giving examples of its utilization. The several steps associated with an e-DE project are discussed, from the initial analysis phase to the deployment of a pilot course. It is also proposed a strategy to estimate costs and benefits of such a course. We present a way to elaborate the institutional project and discuss aspects related to copyrights of instructional material. Finalry, we have sought, through a case study conducted at Universidade Tiradentes (UNIT), to report our experience in the deployment of an e-DE project, where the concepts studied were applied.
Keywords: Educação a Distância
e-EaD
Internet e Educação a Distância
Distance Education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2488
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRIO VASCONCELOS ANDRADE - DISSERTAÇÃO PPGCC 2002..pdfMário Vasconcelos Andrade - Dissertação PPGCC 2002.20.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.