Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, L. F. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2183294769180219pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.description.resumoEm consideração a pandemia, os impactos que ela vem atuando no âmbito educacional é revelador quanto aos desafios que estamos enfrentando até aqui. O ensino básico e também superior estão vivendo momentos difíceis diante do atual cenário pandêmico, assim buscou uma adaptação imediatas ao ensino remoto o que configurou em outros problemas na educação .Diante disso, nos cursos de licenciatura através da Capes alguns programas de formação docente enfrentaram mudanças nas suas atividades e todo planejamento a respeito do que seriam desenvolvidos para os estudantes, em especial PIBID e Programa Residência Pedagógica, os alunos que participam destes programas também se prejudicaram com seus estudos e metodologias a serem aplicadas em sala de aula. Logo, este trabalho busca por finalidade analisar as dificuldades enfrentadas nos programas de formação docente do curso de Licenciatura em Química da UFCG-CES e observar estas dificuldades em relação as mudanças proporcionadas pela pandemia na educação como também a visão dos bolsistas sobre os obstáculos enfrentados em tempos de pandemia sendo atuantes nos programas PIBID e Programa Residência Pedagógica. Analises de relatos pelos próprios alunos da instituição revelam compatibilidade com os estudos que surgem nesta área de impactos que a pandemia gera na educação atualmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleImpactos da Covid-19 nos programas de formação docente no curso de Química da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cuité.pt_BR
dc.date.issued2022-03-23-
dc.description.abstractIn consideration of the pandemic, the impacts that it has been acting in the educational field is revealing about the challenges we are facing so far. Basic and higher education are experiencing difficult times in the face of the current pandemic scenario, so they sought an immediate adaptation to remote teaching, which resulted in other problems in education. in their activities and all the planning regarding what would be developed for the students, especially PIBID and the Pedagogical Residency Program, the students who participate in these programs were also harmed with their studies and methodologies to be applied in the classroom. There fore, this work seeks to analyze the difficulties faced in the teacher training programs of the Degree in Chemistry at UFCG-CES and observe these difficulties in relation to the changes provided by the pandemic in education as well as the vision of the scholarship holders about the obstacles faced in pandemic times being active in the PIBID programs and Pedagogical Residency Program. Analysis of reports by the institution's own students reveal compatibility with the studies that arise in this area of impacts that the pandemic generates in education today.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24894-
dc.date.accessioned2022-04-27T11:54:04Z-
dc.date.available2022-04-27-
dc.date.available2022-04-27T11:54:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectFormação docente - químicapt_BR
dc.subjectEnsino - química - pandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19 - química - formação docentept_BR
dc.subjectFormação docente - química - Cuité - CESpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - chemistry - pandemicpt_BR
dc.subjectTeacher training - chemistry - Cuité - CESpt_BR
dc.subjectTeacher training - chemistrypt_BR
dc.subjectCovid-19 - chemistry - teacher trainingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectEnseñanza - química - pandemiapt_BR
dc.subjectFormación de profesores - química - Cuité - CESpt_BR
dc.subjectFormación del profesorado - químicapt_BR
dc.subjectCovid-19 - química - formación de profesorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Luis Fernandes Francelino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of Covid-19 on teacher training programs in the course of Chemistry at the Federal University of Campina Grande - Campus - Cuite.pt_BR
dc.title.alternativeImpactos del Covid-19 en los programas de formación docente en el curso de Química de la Universidad Federal de Campina Grande - Campus - lindo.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Luis Fernandes Francelino. Impactos da Covid-19 nos programas de formação docente no curso de Química da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cuité. 2022. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenEn consideración a la pandemia, los impactos que ha venido actuando en el ámbito educativo es revelador en cuanto a los desafíos que enfrentamos hasta ahora. Educación básica y también superiores están viviendo momentos difíciles ante el actual escenario de pandemia, buscó así una adaptación inmediata a la enseñanza a distancia, que se configuró en otros problemas de la educación, por lo que en las carreras de grado a través de la Capes algunos programas de formación docente enfrentaron cambios en sus actividades y toda la planificación sobre lo que se desarrollaría para los estudiantes, en PIBID especial y Programa de Residencia Pedagógica, los estudiantes que participan en estos programas también fueron perjudicados con sus estudios y metodologías para ser aplicada en el aula. Por lo tanto, este trabajo busca analizar la Dificultades enfrentadas en los programas de formación docente del curso de Licenciatura. en Química en la UFCG-CES y observar estas dificultades en relación a los cambios que brinda la pandemia en la educación, así como la visión de los becarios sobre los obstáculos enfrentados en tiempos de pandemia para estar activos en los programas PIBID y Programa de Residencia Pedagógica. Análisis de los informes por los propios alumnos de la institución revelan compatibilidad con los estudios que se presentan en esta área de impactos que la pandemia genera en la educación hoy.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIS FERNANDES FRANCELINO BARROS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfLuis Fernandes Francelino Barros - TCC Licenciatura em Química CES 2022472.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.