Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, M.N.pt_BR
dc.contributor.advisor1HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo.-
dc.contributor.advisor1IDHERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.description.resumoPara atender a novas necessidades de aprendizagem contínua, diversas formas de ensino têm surgido, dentre as quais o Ensino a Distância. O advento das redes de computadores e da Internet facilitou a comunicação entre alunos e professores e incrementou a criação e distribuição de materiais didáticos. Apesar da existência de grande quantidade de ferramentas de autoria, a aplicação uma metodologia na organização e na apresentação do material didático ainda é uma tarefa pouco explorada. O objetivo deste trabalho é definir um modelo para a criação, organização e reuso de material didático. Inicialmente são apresentados conceitos básicos, alguns ambientes de autoria de Ensino a Distância, alguns modelos pedagógicos de organização de material didático e uma comparação entre os aspectos desses modelos. Em seguida é proposto um modelo de organização de material, que associa os conceitos de Componentes, Ontologia e Mapas Conceituais. A fim de auxiliar a compreensão do objeto em estudo, são mostrados a modelagem e o protótipo de um sistema, baseados no modelo proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.-
dc.titleUm modelo de organização de recursos didáticos baseado em componentes para um ambiente de ensino a distância.pt_BR
dc.date.issued2002-07-
dc.description.abstractIn order to accomplish new needs for uninterrupted learning, various forms have been applied, including Distance Education. The coming of networks and of the Internet have increased communication between students and teachers as well as opportunities for creating and distributing didactic materials. In spite of the extensive quantities of softwares already known for the mentioned purpose, a methodology for organizing and presenting didactic material is a task yet quite unexplored. The aim of this work is to define a model for creating, organizing and re-using didactic material. At first basic concepts, some known enviroments for Distance Education and models for organizing didactic material are presented as well as a comparison about some aspects of the mentioned models. Further, a model is presented for organizing didactic material having in mind concepts regarding Components, Ontology and Conceptual Maps. So that a better comprehension concerning the aim of this work can be archieved, the modeling and the prototype of a software – based on the proposed model – are presented.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2489-
dc.date.accessioned2019-01-10T09:41:31Z-
dc.date.available2019-01-10-
dc.date.available2019-01-10T09:41:31Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino à distâcia-
dc.subjectRecursos didáticos-
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagem-
dc.subjectEducação à distância-
dc.subjectCriação de materiais didáticos-
dc.subjectInformática e educação-
dc.subjectEducação digital-
dc.subjectBanco de dados-
dc.subjectAmbientes de educação à distância-
dc.subjectDesenvolvimento baseado em componentes-
dc.subjectModelos de organização de recursos didáticos-
dc.subjectDistance Education-
dc.subjectDistance Learning Environments-
dc.subjectComputers and education-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Míriam Nunes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA model of organization of didactic resources based on components for an environment of distance learning.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Míriam Nunes. Um modelo de organização de recursos didáticos baseado em componentes para um ambiente de ensino a distância. 156f. 2002. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2489pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÍRIAN NUNES CARVALHO - DISSERTAÇÃO PPGCC 2002..pdfMírian Nunes Carvalho - Dissertação PPGCC 2002.2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.