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Title: Os entraves na qualidade do atendimento ao paciente surdo na perspectiva dos profissionais da atenção básica.
Other Titles: Barriers to the quality of care for deaf patients from the perspective of primary care professionals.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Estéfany Louise.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Faldryene Sousa Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sá.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROCHA, Julienne Ferreira.
Keywords: Atenção básica em saúde;Pacientes surdos - assistência à saúde;Portadores de necessidades especiais - surdez;Surdos;Saúde pública;Deficiência auditiva;Basic health care;Deaf patients - health care;People with special needs - deafness;Deaf;Public health;Hearing deficiency
Issue Date: 6-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Éstefany Louise. Os entraves na qualidade do atendimento ao paciente surdo na perspectiva dos profissionais da atenção básica. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24908
???metadata.dc.description.resumo???: A surdez é caracterizada pela perda da percepção normal dos sons, afetando não somente a funcionalidade da audição do indivíduo, mas podendo interferir também nas suas relações sociais devido a maior dificuldade de comunicação. O presente trabalho teve como objetivo identificar quais as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde da Atenção Básica de Patos-PB durante o atendimento ao paciente surdo e quais as estratégias mais utilizadas por esses profissionais para estabelecer uma comunicação adequada durante o atendimento a este usuário. A coleta de dados foi realizada durante visitas às Unidades Básicas de Saúde, utilizando-se um questionário individual e de autopreenchimento. A pesquisa teve como participantes médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde do município. Responderam ao questionário 90 profissionais, sendo 26,7% (n=24) médicos, 35,6% (n=32) enfermeiros e 37,8% (n=34) cirurgiões dentistas; 54,4% (n=49) dos profissionais atenderam pacientes surdos, destes, 71,4% (n=35) disseram ter encontrado dificuldades para realizar a consulta e 61,2% (n=30) relataram não se sentirem preparados para tal. O principal entrave enfrentado na realização do atendimento foi a dificuldade na comunicação com os surdos e, como estratégia, o auxílio de algum familiar do usuário foi a mais citada. Ao avaliar a relação entre as variáveis de perfil com a experiência na língua de sinais e atendimento realizado, não se observou relação estatisticamente significante em nenhuma das variáveis analisadas (Qui-quadrado / *Significante ao nível de 5,0%). Conclui-se que é alto o número de profissionais da saúde que não domina a língua brasileira de sinais em Patos-PB e que demonstra não ter segurança no atendimento a pacientes surdos. A falha no processo de comunicação profissional-paciente constitui o principal entrave no atendimento ao usuário surdo, assim, a estratégia mais utilizada pelos profissionais participantes da pesquisa foi o auxílio de algum familiar do usuário para intermediar essa comunicação.
Abstract: Deafness is characterized by loss of normal perception of sounds, affecting not only the individual's hearing functionality, but can also interfere with your social relationships due to greater difficulty in communication. This study aims to identify the difficulties faced by health professionals in Primary Care at Patos-PB during the care of deaf patients and which strategies are most used by these professionals to establish adequate communication during care for this user. The data collection was performed during visits to the Basic Health Units, using an individual and self-completed questionnaire. The research participants were doctors, dentists and nurses working in Primary Health Care in the city. A total of 90 professionals answered the questionnaire, being 26.7% (n = 24) doctors, 35.6% (n = 32) nurses and 37.8% (n = 34) dentists; 54.4% (n = 49) of the professionals have treated deaf patients, of these, 71.4% (n = 35) said they found it difficult to carry out the consultation and 61.2% (n = 30) reported not feeling prepared for activity. The main obstacle faced in performing the service was the difficulty in communicating with the deaf and, as a solution, the help of some family member of the user was the most cited. When assessing the relationship between the different profiles with sign language experience and attendance, no statistically significant relationship was observed in any of the variables analyzed (Chi-square / * Significant at the 5.0% level.). It is concluded that the number of health professionals who do not have some abilities with the Brazilian language of signs in Patos-PB is high which demonstrates to be unsafe in the care of deaf patients. The failure in the professional-patient communication process constitutes the main obstacle in deaf user care, thus, the strategy most used by the professionals participating in the research was the help of some family member of the user to mediate communication.
Keywords: Atenção básica em saúde
Pacientes surdos - assistência à saúde
Portadores de necessidades especiais - surdez
Surdos
Saúde pública
Deficiência auditiva
Basic health care
Deaf patients - health care
People with special needs - deafness
Deaf
Public health
Hearing deficiency
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24908
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