Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24910
Title: Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino nos cursos de saúde da Região Centro-Oeste do Brasil.
Other Titles: Evaluation of the use of video as a complementary teaching tool in health courses in the Midwest Region of Brazil.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Gabrielle de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARIANO, Erich de Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SÁ, Renata Andrea S. de Rocha.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARIANO, Nicoly Negreiros de Siqueira.
Keywords: Vídeo - recurso didático;Recurso didático vídeo;Tecnologia e ensino;Tecnologia da informação e ensino de saúde;Aprendizagem;Redes sociais;Video - teaching resource;Video teaching resource;Technology and teaching;Information technology and health education;Learning;Social media
Issue Date: 17-May-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Gabrielle de Souza. Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino nos cursos de saúde da Região Centro-Oeste do Brasil. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24910
???metadata.dc.description.resumo???: O perfil dos estudantes tem sido alterado devido ao aumento do uso das novas tecnologias, contudo, a qualidade da informação disponível online preocupa. O objetivo desse estudo foi avaliar se os cursos de saúde da Região Centro-Oeste utilizam vídeos educacionais complementares e verificar se a duração dos vídeos altera a forma como são utilizados. Foram utilizados os dados da plataforma e-mec para acessar informações de 295 cursos de saúde. Simultaneamente foram elaborados e postados vídeos sobre histologia básica no YouTube. Não foram encontrados vídeos instrucionais nos sites das universidades da região. Foi observado que existe procura por esse tipo de conteúdo e que a duração dos vídeos pode influenciar a forma com que são assistidos pelos usuários. Conclui-se que vídeos são subutilizados nos cursos de saúde da região Centro-Oeste e que a forma com que o conteúdo é apresentado pode influenciar a maneira com que os usuários irão acessálo.
Abstract: The profile of students has been altered due to increased use of new technologies, however, the quality of the information available online worries. The objective of this study was to evaluate if the health courses of the Midwest region use complementary educational videos and verify if the duration of the videos changes the way they are used. Data from the e-mec platform were used to access information from 295 health courses. Simultaneously, basic histology videos have been compiled and posted on YouTube. No instructional videos were found on the websites of the region's universities. It has been observed that there is a demand for this type of content and that the duration of the videos can influence the way in which they are watched by the users. It is concluded that videos are underutilized in the health courses of the Midwest and that the way in which the content is presented can influence the way in which users will access it.
Keywords: Vídeo - recurso didático
Recurso didático vídeo
Tecnologia e ensino
Tecnologia da informação e ensino de saúde
Aprendizagem
Redes sociais
Video - teaching resource
Video teaching resource
Technology and teaching
Information technology and health education
Learning
Social media
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24910
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELLE DE SOUZA MEDEIROS - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2019.pdfGabrielle de Souza Medeiros - TCC Artigo Odontologia CSTR 2019377.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.