Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24945
Title: Avaliação da percepção dos estudantes de odontologia sobre emergências médicas.
Other Titles: Evaluation of dentistry students' perception of medical emergencies.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Nílvia Maria Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, Julierme Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, João Nilton Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SENA, Luana Samara Balduíno de.
Keywords: Emergências médicas;Estudo de percepção;Estudantes de Odontologia;Consultório odontológico;Reanimação;Medical emergencies;Perception study;Dentistry students;Odontological office;Resuscitation
Issue Date: 17-May-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Nílvia Maria Lima. Avaliação da percepção dos estudantes de odontologia sobre emergências médicas. 2019. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24945
???metadata.dc.description.resumo???: O termo emergência deriva do latim emergentia e pode ser utilizado para descrever uma situação crítica, um acontecimento perigoso ou situações inesperadas que necessitam de uma intervenção profissional, em consequência de uma mudança repentina no estado de saúde do paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de percepção dos alunos de Odontologia frente às principais emergências odontológicas. Tratou-se de um estudo transversal e descritivo com abordagem quantitativa dos dados por meio dos questionários. Foram entrevistados 138 alunos cursando do 5º ao 10º período de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Patos, Paraíba. Foi observado que 86,2% do total de entrevistados responderam saber a diferença entre urgência e emergência; 52,2% dos alunos confirmaram receber ou terem recebido instruções extracurriculares sobre o assunto; 59,4% responderam que o aprendizado fornecido na graduação sobre este tema não está sendo suficiente. Cerca de 17,4% destes alunos responderam saber realizar as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, 11,6% dos entrevistados relataram que se sentiam preparados para lidar com uma situação de emergência e 81,9% dos alunos pretendem buscar uma formação complementar durante ou após a graduação. É notável que os alunos de graduação em odontologia apresentaram um baixo nível de percepção sobre as emergências médicas no consultório odontológico, fazendo-se necessário a elaboração de uma disciplina específica que aborde este tema de maneira teórico-prática.
Abstract: The term emergency comes from the Latin emergentia and can be used to describe a critical situation, a dangerous event or unexpected situations that require professional intervention, as a result of a sudden change in the state of health of the patient. The objective of this study was to evaluate the level of perception of dental students in face of major dental emergencies. This was a cross-sectional and descriptive study with a quantitative data approach through questionnaires. We interviewed 138 students from fifth to tenth period of dentistry at the Federal University of Campina Grande, in the city of Patos, Paraíba. It was observed that 86.2% of the total students interviewed knew the difference between urgency and emergency; 52.2% of the students confirmed receiving or received extracurricular instruction on the subject; 59.4% answered that the undergraduate learning on this subject is not enough. About 17.4% of these students answered to know how to carry out the maneuvers of Cardiopulmonary Resuscitation, 11.6% of respondents felt prepared to deal with an emergency situation and 81.9% of the students interviewed intend to pursue complementary training during or after graduation. It is noticeable that undergraduate students in dentistry are not fully prepared to deal with medical emergencies in the dental office. The implementation of periodic curricular components that emphasize the diagnosis, treatment, and prevention of emergency in the office can significantly increase undergraduate learning.
Keywords: Emergências médicas
Estudo de percepção
Estudantes de Odontologia
Consultório odontológico
Reanimação
Medical emergencies
Perception study
Dentistry students
Odontological office
Resuscitation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24945
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NÍLVIA MARIA LIMA GOMES - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2019.pdfNílvia Maria Lima Gomes - TCC Artigo Odontologia CSTR 2019737.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.