Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24947
Title: Mapeamento de recursos competitivos e formulação estratégica: um estudo de caso no setor estético.
Other Titles: Competitive resource mapping and strategic formulation: a case study in the aesthetic sector.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Keren Karolyne Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Lenilson Olinto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA JUNIOR, Josean da Silva Lima.
Keywords: Competitividade;Gestão estratégica;Setor de estética;Matriz swot;Ferramentas da qualidade;Competitiveness;Strategic management;Aesthetics sector;SWOT matrix;Quality tools
Issue Date: 7-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Keren Karolyne Nóbrega. Mapeamento de recursos competitivos e formulação estratégica: um estudo de caso no setor estético. 2022. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24947
???metadata.dc.description.resumo???: O cenário do setor da estética no Brasil possui um grande potencial, visto que apresenta crescimento mesmo em momentos de dificuldade econômica, todavia, a falta de direcionamento estratégico é um dos obstáculos paras as empresas dessa área. Por essa razão, o intuito desse trabalho é investigar uma empresa no setor da estética, mediante a avaliação do seu comportamento estratégico em comparação com o desempenho apresentado ao mercado. Por meio de entrevistas e pesquisas mercado, os dados foram coletados e, forneceram subsídio para a aplicação de ferramentas estratégicas como a matriz de importância-desempenho e a análise SWOT. Em decorrência dessa implementação, pontos de melhorias foram identificados, possibilitando a construção de estratégias direcionadoras, assim como alertando a empreendedora de quais passos seguir para elevar a competitividade do seu negócio em comparação com seus concorrentes.
Abstract: The scenario of the aesthetics sector in Brazil has great growth potential, since it presents growth even in times of economic difficulty, however, the lack of strategic direction is one of the obstacles for companies in this area. For this reason, the purpose of this project is to investigate a company in the aesthetic sector, by evaluating its strategic behavior in comparison with the performance presented to the market. Through interviews and market research, data were collected and provided support for the application of strategic tools such as the importance-performance matrix and the SWOT analysis. As a result of this implementation, points for improvement were identified, enabling the construction of guiding strategies, as well as alerting the entrepreneur of which steps to take to increase the competitiveness of her business compared to her competitors.
Keywords: Competitividade
Gestão estratégica
Setor de estética
Matriz swot
Ferramentas da qualidade
Competitiveness
Strategic management
Aesthetics sector
SWOT matrix
Quality tools
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24947
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KEREN KAROLYNE NÓBREGA SILVA - TCC ENG. DE PRODUÇÃO CDSA 2022.pdfKeren Karolyne Nóbrega Silva - TCC Eng. de Produção CDSA 2022.2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.