Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCIPRIANO, O. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2672358750322305pt_BR
dc.contributor.advisor1PENHA, Elizandra Silva da.-
dc.contributor.advisor1IDPENHA, E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550484144185158pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sá.-
dc.contributor.referee1IDROCHA, R. A. S. S.pt_BR
dc.contributor.referee2ROLIM, Ana Karina Almeida.-
dc.contributor.referee2IDROLIM, A. K. A.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho objetiva analisar dentre as instituições públicas do Brasil, as disciplinas voltadas ao atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais nos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo observacional, documental, transversal e de abordagem quantitativa, onde a metodologia adotada foi descrita por Penha e Bonato. Um formulário foi preenchido com informações sobre presença da disciplina, nomenclatura, quantidade de horas, integração disciplinar, caráter optativo ou obrigatório e se a disciplina era teórica ou prática que foram coletadas por meio de sites oficiais dos cursos. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 100% das instituições públicas, ofertam a disciplina de pacientes com necessidades especiais. No Nordeste, Sudeste e Sul apenas 55%, 71% e 50%, respectivamente, fornecem esse ensino. A maioria das disciplinas sobre pacientes especiais, quando presentes, são ofertadas nos últimos períodos do curso de graduação, sendo a maior parte (32%) no 9º período. Com relação as demais características analisadas (nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, teórico ou prático) foi possível perceber uma variação por instituição. Constata-se que algumas instituições não possuem a disciplina na sua grade curricular, no entanto, a sua inclusão é muito importante para a formação de um profissional que atue sobre uma nova lógica, voltada para a humanização e a integralidade do cuidado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleOdontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil.pt_BR
dc.date.issued2019-11-01-
dc.description.abstractThe work aims to analyze among the public institutions in Brazil, the disciplines focused on the care of patients with special needs in dentistry courses. This is a observational, documentary cross-sectional study od quantitative approach, where the adopted methodology was described by Penha8 and Bonato9. An form was produced and information about the existence of the discipline, nomenclature, number of hours, disciplinary integration, optional or compulsory discipline and whether the discipline was theoretical or practical were collected on the official websites of the courses.In the North and Midwest, 100% of public institutions offer the discipline of special patients. In the Northeast, Southeast and South only 55%, 71% and 50%, respectively, provide this education. When present, some disciplines about special needs patients are offered in the last periods of the undergraduate course, the majority (32%) in the 9th period. Regarding the other characteristics analyzed (nomenclature, number of hours, period offered, optional or compulsory character, theoretical or practical) it was possible to notice a variation by institution. It appears that some institutions do not have the discipline in their curriculum, however, its inclusion is very important for the formation of a professional who acts on a new logic, focused on humanization and comprehensive care.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24948-
dc.date.accessioned2022-04-28T18:21:55Z-
dc.date.available2022-04-28-
dc.date.available2022-04-28T18:21:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPacientes especiaispt_BR
dc.subjectOdontologia especialpt_BR
dc.subjectCurrículo - Odontologia para pacientes especiaispt_BR
dc.subjectCurrículo de Odontologiapt_BR
dc.subjectEducação em Odontologiapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectPortadores de necessidades especiais - Odontologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Odontologiapt_BR
dc.subjectSpecial patientspt_BR
dc.subjectSpecial dentistrypt_BR
dc.subjectCurriculum - Dentistry for special patientspt_BR
dc.subjectDentistry Curriculumpt_BR
dc.subjectDental Educationpt_BR
dc.subjectDisabled peoplept_BR
dc.subjectPeople with special needs - Dentistrypt_BR
dc.subjectTeaching of Dentistrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCIPRIANO, Olga Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDentistry for special patients: analysis of the curriculum composition of public institutions in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationCIPRIANO, Olga Batista. Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24948pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLGA BATISTA CIPRIANO - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2019.pdfOlga Batista Cipriano - TCC Artigo Odontologia CSTR 2019534.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.