Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.advisor1IDMIKI, A. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6294505765908268pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
dc.contributor.referee2MARCAJÁ, Kettrin Farias Bem.
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB que contém 23 integrantes. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise que existe uma dualidade de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto, configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição, ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências, poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleEstratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2021
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze how small entrepreneurs use the coopetition strategy as an alternative to compete in a more balanced way and obtain a competitive advantage. Simultaneously, the research identifies the benefits and difficulties encountered by entrepreneurs and professionals to consolidate the coopetition network. To this end, a qualitative study was carried out based on the case study of the Rede Vip Personalizados in Campina GrandePB, which contains 23 members. The instrument used was a questionnaire applied via Google Forms. It concluded there is a duality of relationship in the entrepreneur network, which goes through competition and coopetition. Therefore, it sets up the coopetition. Although this behavior occurs in an emergent way among the network participants, some actions generate collective and individual gains without formal planning of the coopetition strategy. Also, the entrepreneurs are aware that cooperating with its competitors can learn, experience exchanges, and bargain power with suppliers. Thus, coopetition consolidates the network, being the strategy found to stay in the market and compete in a more balanced way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966
dc.date.accessioned2022-04-28T20:37:53Z
dc.date.available2022-04-28
dc.date.available2022-04-28T20:37:53Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstratégia de coopetiçãopt_BR
dc.subjectPapelaria personalizadapt_BR
dc.subjectRede VIP personalizadospt_BR
dc.subjectCoopetiçãopt_BR
dc.subjectPequenos empreendedorespt_BR
dc.subjectCoopetition strategypt_BR
dc.subjectStationery personalizedpt_BR
dc.subjectCustomized VIP Networkpt_BR
dc.subjectCoopetitionpt_BR
dc.subjectSmall Entrepreneurspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Raquel Rocha de Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCoopetition strategy in the Personalized VIP Network in Campina Grande-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL ROCHA DE ARAÚJO SANTOS - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2021.pdfRaquel Rocha de Araújo Santos -TCC Artigo Administração CH 2021.368.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.