Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, E. K. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2429741118622160pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPELO, C. E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042247762832979pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO, Leandro Balby.-
dc.contributor.referee1IDMARINHO, L. B.pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.-
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.description.resumoO software CRM (Customer Relationship Management) realiza a gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica, pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto, tem-se notado que agências de marketing também atuam em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas para atender demandas menores é laborioso e problemático para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAdaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.pt_BR
dc.date.issued2021-10-20-
dc.description.abstractThe CRM software (Customer Relationship Management) manages many types of processes, such as graphic editing, after-sales, customer service, and customer prospecting among others. However, it has been noticed that marketing agencies also operates in software projects. Ideally, software projects should be managed in an agile way through consolidated methodologies in software engineering like SCRUM and XP using specialized software. But deal with two or more software to meet minor demands is laborious for agencies that have been using CRMs for years. Therefore, the main goal of this paper is to propose a strategy for adapting the use of CRM to add the concepts of agile methodologies in software projects and evaluate the gains obtained. In this sense, a survey of the main CRM software in the market was made; an case study was conducted in a marketing agency during a real e-commerce implementation project; and the proposed strategy was evaluated through an opinion survey with the study participants noting that the successful delivery of the project was directly influenced by the gains with the adaptation of the use of the CRM software in the implementation phase.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974-
dc.date.accessioned2022-04-29T17:34:56Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T17:34:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSoftware CRMpt_BR
dc.subjectProjetos de softwarept_BR
dc.subjectMétodos ágeis - softwarept_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectFerramenta CRMpt_BR
dc.subjectCostumer Relationship Management - CRMpt_BR
dc.subjectSoftware projectspt_BR
dc.subjectAgile methods - softwarept_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectCRM toolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Eddie Kaleb Lopes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAdapting the use of CRM for software projects using agile methodspt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdfEddie Kaleb Lopes Fernandes - TCC Artigo Ciência da Computação CEEI 20212.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.