Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24982
Title: Leia rapidinho: uma aplicação para exercitar a leitura de palavras da língua portuguesa.
Other Titles: Quick read: an application to exercise the reading Portuguese words.
???metadata.dc.creator???: BRAGA, Pedro Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOURA, José Antão Beltrão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Adalberto Cajueiro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Leitura;Aplicativo de leitura;Aplicação web gamificada;Reconhecimento de voz;Application programming interface – voice;Gamificação;Jogo educativo;Alfabetização;Reading;Reading application;Application gamified web;Voice recognition;Application programming interface – voice;Gamification;Game educational;Literacy
Issue Date: 20-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAGA, Pedro Guedes. Leia rapidinho: uma aplicação para exercitar a leitura de palavras da língua portuguesa. 2021. 13f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24982
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura fluente é uma característica importante que deve ser adquirida durante o processo de alfabetização. Diferentes indicadores evidenciam problemas preocupantes no nível de alfabetização dos estudantes brasileiros, incluindo a característica de ser um leitor fluente. Este trabalho relata o desenvolvimento de uma aplicação web gamificada que busca aprimorar, a partir do uso de uma API de reconhecimento de voz disponível em alguns browsers, a habilidade de leitura de palavras nos estudantes em processo de alfabetização. Ao final do desenvolvimento, foi conduzida uma pesquisa e os resultados revelam que a aplicação pode ser útil como instrumento didático na educação básica.
Abstract: Fluent reading is an important characteristic that must be acquired during the literacy process. Different indicators show worrying problems in the literacy level of Brazilian students, including the characteristic of being a fluent reader. This work reports the development of a gamified web application that seeks to improve, through the use of a voice recognition API available in some browsers, the word reading ability of students in the literacy process. At the end of development, a survey was conducted and the results reveal that the application can be useful as a didactic tool at the level of basic education.
Keywords: Leitura
Aplicativo de leitura
Aplicação web gamificada
Reconhecimento de voz
Application programming interface – voice
Gamificação
Jogo educativo
Alfabetização
Reading
Reading application
Application gamified web
Voice recognition
Application programming interface – voice
Gamification
Game educational
Literacy
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24982
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO GUEDES BRAGA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdfPedro Guedes Braga -TCC Artigo Ciência da Computação 2021.623.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.