Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24984
Title: Infância, políticas e mudanças geracionais: um estudo socioantropológico na zona rural de Orobó.
Other Titles: Childhood, policies and generational changes: a socio-anthropological study in rural Orobó.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Patrícia Oliveira Santana dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee4???: PIRES, Flávia Ferreira.
Keywords: Criança;Infância;Mudança geracional;Políticas públicas;Programa bolsa família;Child;Childhood;Generational change;Public politics;Bolsa família program;Niño;Infancia;Relevo generacional;Programa de becas familiares;Enfant;Enfance;Changement générationnel;Politique publique;Programme de bourses familiales
Issue Date: 30-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, P. O. S. dos. Infância, políticas e mudanças geracionais: um estudo socioantropológico na zona rural de Orobó. 2020. 374 f. Tese ((Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24984
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese tem como objetivo compreender os processos de mudanças na vivência da infância das crianças do campo. O lócus da pesquisa é a zona rural de Orobó, um pequeno município localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco. Apoiada no referencial teórico das Ciências Sociais, realizei uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, foi pertinente combinar a vivência etnográfica, a observação participante, a entrevista em profundidade, a análise da trajetória de vida dos pais das crianças, assim como o estudo de registros em texto e em desenho realizados em papel pelas crianças. No processo de coleta de dados empíricos, o aspecto da vida social que mais se destacou foi o trabalho. Observei que a infância dos pais e avós da atual geração de crianças foi marcada pelo trabalho, pela execução de atividades físicas voltadas à subsistência familiar. Em certa medida, pude constatar na pesquisa que o trabalho se revelou como o marcador social que diferencia a vivência da infância entre as gerações passadas e a geração atual. No presente, o envolvimento das crianças com o trabalho é reduzido, se comparado com o que realizaram seus pais e avós na infância. Esse fato parece fazer parte de um processo de mudança geracional. Observei com a pesquisa que essa mudança ocorreu a partir do cruzamento de alguns fatores. Houve uma mudança do lugar de socialização das crianças do meio rural. Antigamente a socialização acontecia no roçado, na casa de farinha, ―em cima da gamela‖. Na última década a escola passou a ser o lugar privilegiado de encontro das crianças. Nas últimas décadas foram implantadas diversas políticas públicas, as quais possibilitaram mudanças estruturais na construção das casas, da escola, na implementação do transporte escolar, na construção de cisternas, fossas cépticas, posto de saúde com funcionamento regular e outras tantas melhorias locais que afetam significativamente as vivências da infância na zona rural. Das políticas públicas implantadas na região, o Programa Bolsa Família foi o que ganhou maior notoriedade neste estudo. Diversos dados sinalizam que este Programa é o que mais impacto exerce sobre o uso do tempo das crianças e sobre a relação que as mesmas estabelecem com o trabalho e com suas famílias. No final da pesquisa constato que na última década ocorreram mudanças significativas nas vivências da infância. No entanto, pode-se perceber que a erradicação do trabalho infantil nas zonas rurais continua sendo um desafio para o Estado.
Abstract: This thesis aims to understand the processes of social change in the childhood experience of rural children. The locus of the research is the rural area of Orobó, a small municipality located in the Northern Agreste of Pernambuco. Supported by the theoretical framework of Social Sciences, I conducted a qualitative research. For the data collection, it was pertinent to combine the ethnographic experience, the participant observation, the in-depth interview, the analysis of the life trajectory of the children's parents, as well as the study of text and drawing records made on paper by the children. In the process of collecting empirical data, the aspect of social life that stood out the most was the rural work. I noticed that the childhood of the parents and grandparents of the current generation of children was marked by work, by performing physical activities aimed at family subsistence. To a certain extent, I could see in the research that the work was revealed as the social marker that differentiates childhood experiences between past generations and the current generation. At the present, children's involvement in the work is reduced when compared to what their parents and grandparents did in childhood. This fact seems to be part of a process of generational change. I observed during the research that this change occurred by the crossing of some factors. There was a change in the place of socialization of rural children. In the past, socialization took place in the fields, in the flour house, ― on top of the gamela‖. In the last decade, the school has become the privileged place for children to meet with themselves. In recent decades, several public policies have been implemented, which have enabled structural changes in the construction of houses and schools, in the implementation of school transport, in the construction of cisterns and of skeptical pits, in the building of health centers with regular operation and many other local improvements that significantly affect the childhood experiences in the countryside. The Bolsa Família Program was the one among the public politics implemented in the region that gained the most notoriety in this study. Several data indicate that this Program is the one that has the most impact on the use of children's time and on the relationship that they establish with the work and with their families. At the end of the research I find that in the last decade there have been significant changes in childhood experiences. However, it can be seen that the eradication of child labor in rural areas remains a challenge for the State.
Keywords: Criança
Infância
Mudança geracional
Políticas públicas
Programa bolsa família
Child
Childhood
Generational change
Public politics
Bolsa família program
Niño
Infancia
Relevo generacional
Programa de becas familiares
Enfant
Enfance
Changement générationnel
Politique publique
Programme de bourses familiales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24984
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA OLIVEIRA SANTANA DOS SANTOS – TESE PPGCS CH 2020.pdfPatrícia Oliveira Santana dos Santos - Tese PPGCS CH 202013.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.