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dc.creator.IDCUSTÓDIO, K. C. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2152820810203530pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Nazareno Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, N. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2729979018100977pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.-
dc.contributor.referee1IDALMEIDA, H. O.pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.-
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.description.resumoEmbora a música esteja presente no cotidiano de boa parte da humanidade, durante a pandemia de Covid-19, muitos artistas da indústria fonográfica viram suas opções para faturar com música diminuírem. Com a proibição aos shows e a baixa venda de produtos físicos, o mercado musical teve que se adaptar a diferentes modelos de negócio para sobreviver. Neste cenário, o Spotify, serviço digital que paga aos artistas por quantidade de streams[1], vem representando um fôlego para o ramo, que já vinha sofrendo duros golpes pela pirataria. Em abril de 2021, o serviço já possuía mais de 350 milhões de usuários ativos mensais[2]; havia pagado bilhões de dólares aos artistas e gravadoras[7]; e, no Brasil, país que é um dos maiores consumidores de streaming - tanto no modelo gratuito, quanto no pago[8] - é um dos grandes responsáveis pelo crescimento, nos últimos 2 anos, de mais de 24% da renda com músicas gravadas - o maior desde 1996, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica[3]. Em 2019, a relevância do streaming foi tão alta que representou mais da metade da receita mundial de música gravada[9]. Com isso, pode-se afirmar que, hoje em dia, a quantidade de streamings de uma música passou a ser parâmetro de sucesso e até a ser um indicativo do que a sociedade, em geral, ouve. Diante disso, este presente artigo apresenta uma análise de dados quantitativa das músicas mais ouvidas no Spotify Brasil, no período de 2017 até o presente ano, com objetivo de ajudar a compreender o gosto musical dos(as) brasileiros(as) através do estudo das características musicais de cada canção. Com isso, buscamos identificar os padrões apresentados por essas características ao longo dos anos. Os resultados indicam que, na amostra estudada, os(as) brasileiros(as) tendem a preferir canções com duração mais curta , instrumentalidade baixa, volume alto (em decibéis), e baixa presença de palavras faladas. Palavras-chave: Spotify, Análise de Dados, Música, Mercado Fonográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titlePadrões na preferência musical dos(as) brasileiros(as) sob a ótica do Spotify.pt_BR
dc.date.issued2021-10-20-
dc.description.abstractAlthough music is present in the daily lives of much of humanity, during the Covid-19 pandemic, many artists in the music industry saw their options for making money from music diminish. With the ban on concerts and the low sale of physical products, the music market had to adapt to different business models in order to survive. In this scenario, Spotify, a digital service that pays artists by the amount of streams [1], has been representing a boost for the industry, which was already suffering heavy blows from piracy. As of April 2021, the service had more than 350 million monthly active users [2]; had paid billions of dollars to artists and record labels [7]; and, in Brazil, a country that is one of the largest streaming consumers - both in free and paid models [8] - is one of the main responsible for the growth, in the last 2 years, of more than 24% of income with songs recorded - the largest since 1996, according to the International Federation of the Phonographic Industry [3]. In 2019, the relevance of streaming was so high that it represented more than half of the world's recorded music revenue[9]. With that, it can be said that, nowadays, the amount of streaming of a song has become a parameter of success and even na indication of what society, in general, listens to. Therefore, this article presents a quantitative data analysis of the most listened songs on Spotify Brazil, from 2017 to the present year, in order to help understand the musical taste of Brazilians through the study of musical characteristics of each song. With this, we seek to identify the patterns presented by these characteristics over the years. The results indicate that, in the studied sample, Brazilians tend to prefer songs with shorter duration, low instrumentality, high volume (in decibels), and low presence of spoken words.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24993-
dc.date.accessioned2022-05-03T19:05:50Z-
dc.date.available2022-05-03-
dc.date.available2022-05-03T19:05:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSpotify Brasilpt_BR
dc.subjectAplicativo de músicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMercado fonográficopt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectSpotify Brazilpt_BR
dc.subjectMusic apppt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectPhonographic marketpt_BR
dc.subjectData analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUSTÓDIO, Kelvin Cirne de Lacerda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePatterns in the musical preference of Brazilians from the perspective of Spotify.pt_BR
dc.identifier.citationCUSTÓDIO, Kelvin Cirne de Lacerda. Padrões da preferência musical dos(as) brasileiros(as) sob a ótica do Spotify. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil. 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24993pt_BR
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