Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994
Title: A importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA).
Other Titles: The importance of playful experimental activities in the teaching of Physics at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA).
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Lucas Carvalho dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Patrício José Félix da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Alex de Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Ensino de Física;Atividades experimentais lúdicas;Ensino de Física;Materias de baixo custo – ensino de física;Ludismo e educação;Youth and Adult Education;Teaching Physical;Playful experimental activities;Physics Teaching;Low cost materials – physics teaching;Luddism and education
Issue Date: 30-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Lucas Carvalho dos. A importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA). 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho monográfico intitulado “A importância de atividades lúdicas e experimentais no ensino de física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA)”, apresenta como objeto de estudo analisar o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem a partir do uso experimental, bem como contribuir para melhoria da qualidade do ensino de ciências no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), localizado na Rua Antero Torreão s/n, São José dos Cordeiros - Paraíba, é uma escola destinada apenas ao ensino da modalidade EJA, para tanto possui uma sede própria e funciona no turno vespertino e noturno. No que se refere a metodologia empregada neste estudo, pode-se dizer que trata-se este estudo de pesquisa descritiva, explicativa, ao qual contou com a participação dos alunos do 1º, 2º e 3º ano da referida escola. Para a pesquisa, foi utilizado como instrumento de análise um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. O formulário foi distribuído aos alunos, onde foi explicado como deveria ser preenchido. Após a coleta de dados, foi possível observar que os alunos aceitam a ideia e o fato de que o uso de experimentos em sala de aula contribuem bastante para o seu aprendizado, além de tornar as aulas mais dinâmicas e participativas, permitindo uma melhor interação entre aluno e professor e consequentemente, despertando um maior interesse do aluno pela aula. Contudo, conclui-se que, o professor pode fazer uso de materiais de baixo custo para fazer determinadas experiências em sala de aula, sem que possa haver a necessidade de se ter um laboratório específico, ou gastos maiores, tendo em vista que os materiais de baixo custo são simples, baratos e de fácil aquisição. Assim sendo, possibilitam que os alunos possam compreender que a ciência encontrase em todos os lugares, principalmente em nosso cotidiano.
Abstract: The monographic work entitled "The importance of recreational and experimental activities in the teaching of physics at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA)", presents as an object of study to analyze the role of the educator in the development of learning from the experimental use, as well as contribute to improving the quality of science teaching at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA), located at Rua Antero Torreão s/n, São José dos Cordeiros - Paraíba, it is a school intended only for teaching the EJA modality, for which it has its own headquarters and works in the afternoon and night shifts. Regarding the methodology used in this study, it can be said that this is a descriptive, explanatory research study, which had the participation of students from the 1st, 2nd and 3rd year of that school. For the research, a questionnaire with objective and subjective questions was used as an instrument of analysis. The form was distributed to the students, where it was explained how it should be filled out. After data collection, it was possible to observe that the students accept the idea and the fact that the use of experiments in the classroom contributes a lot to their learning, in addition to making the classes more dynamic and participatory, allowing a better interaction between them. student and teacher and, consequently, arousing greater student interest in the class. However, it is concluded that the teacher can make use of low-cost materials to carry out certain experiments in the classroom, without the need to have a specific laboratory, or greater expenses, given that the materials of low cost are simple, cheap and easy to acquire. Therefore, they enable students to understand that science is everywhere, especially in our daily lives.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Física
Atividades experimentais lúdicas
Ensino de Física
Materias de baixo custo – ensino de física
Ludismo e educação
Youth and Adult Education
Teaching Physical
Playful experimental activities
Physics Teaching
Low cost materials – physics teaching
Luddism and education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS CARVALHO DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2022.pdfLucas Carvalho dos Santos - TCC Licenciatura em Educação do Campo CDSA 20221.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.