Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, L. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Patrício José Félix da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, P. J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421886341832591pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Alex de Albuquerque.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, A. A.pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.santos-
dc.description.resumoO trabalho monográfico intitulado “A importância de atividades lúdicas e experimentais no ensino de física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA)”, apresenta como objeto de estudo analisar o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem a partir do uso experimental, bem como contribuir para melhoria da qualidade do ensino de ciências no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), localizado na Rua Antero Torreão s/n, São José dos Cordeiros - Paraíba, é uma escola destinada apenas ao ensino da modalidade EJA, para tanto possui uma sede própria e funciona no turno vespertino e noturno. No que se refere a metodologia empregada neste estudo, pode-se dizer que trata-se este estudo de pesquisa descritiva, explicativa, ao qual contou com a participação dos alunos do 1º, 2º e 3º ano da referida escola. Para a pesquisa, foi utilizado como instrumento de análise um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. O formulário foi distribuído aos alunos, onde foi explicado como deveria ser preenchido. Após a coleta de dados, foi possível observar que os alunos aceitam a ideia e o fato de que o uso de experimentos em sala de aula contribuem bastante para o seu aprendizado, além de tornar as aulas mais dinâmicas e participativas, permitindo uma melhor interação entre aluno e professor e consequentemente, despertando um maior interesse do aluno pela aula. Contudo, conclui-se que, o professor pode fazer uso de materiais de baixo custo para fazer determinadas experiências em sala de aula, sem que possa haver a necessidade de se ter um laboratório específico, ou gastos maiores, tendo em vista que os materiais de baixo custo são simples, baratos e de fácil aquisição. Assim sendo, possibilitam que os alunos possam compreender que a ciência encontrase em todos os lugares, principalmente em nosso cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campopt_BR
dc.titleA importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA).pt_BR
dc.date.issued2022-03-30-
dc.description.abstractThe monographic work entitled "The importance of recreational and experimental activities in the teaching of physics at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA)", presents as an object of study to analyze the role of the educator in the development of learning from the experimental use, as well as contribute to improving the quality of science teaching at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA), located at Rua Antero Torreão s/n, São José dos Cordeiros - Paraíba, it is a school intended only for teaching the EJA modality, for which it has its own headquarters and works in the afternoon and night shifts. Regarding the methodology used in this study, it can be said that this is a descriptive, explanatory research study, which had the participation of students from the 1st, 2nd and 3rd year of that school. For the research, a questionnaire with objective and subjective questions was used as an instrument of analysis. The form was distributed to the students, where it was explained how it should be filled out. After data collection, it was possible to observe that the students accept the idea and the fact that the use of experiments in the classroom contributes a lot to their learning, in addition to making the classes more dynamic and participatory, allowing a better interaction between them. student and teacher and, consequently, arousing greater student interest in the class. However, it is concluded that the teacher can make use of low-cost materials to carry out certain experiments in the classroom, without the need to have a specific laboratory, or greater expenses, given that the materials of low cost are simple, cheap and easy to acquire. Therefore, they enable students to understand that science is everywhere, especially in our daily lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994-
dc.date.accessioned2022-05-03T19:08:44Z-
dc.date.available2022-05-03-
dc.date.available2022-05-03T19:08:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAtividades experimentais lúdicaspt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMaterias de baixo custo – ensino de físicapt_BR
dc.subjectLudismo e educaçãopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Physicalpt_BR
dc.subjectPlayful experimental activitiespt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectLow cost materials – physics teachingpt_BR
dc.subjectLuddism and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Lucas Carvalho dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of playful experimental activities in the teaching of Physics at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA).pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas Carvalho dos. A importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA). 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS CARVALHO DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2022.pdfLucas Carvalho dos Santos - TCC Licenciatura em Educação do Campo CDSA 20221.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.