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Title: Empreendedorismo social e os elementos de mensuração em nível individual: explorando relações teóricas e empíricas.
???metadata.dc.creator???: VASCONCELOS, Tárcila Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.
Keywords: Empreendedor social;Framework;Elementos de mensuração;Nível individual;Social entrepreneur;Framework;Measuring elements;Individual level
Issue Date: 9-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VASCONCELOS, Tárcila Bezerra. Empreendedorismo social e os elementos de mensuração em nível individual: explorando relações teóricas e empíricas. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25037
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo da presente dissertação é propor um framework com os principais elementos de mensuração do empreendedorismo social em nível individual. Dessa forma, propõem-se os seguintes objetivos específicos: analisar o estado da arte do empreendedorismo social entre os anos de 2000 e 2021; identificar os indicadores do comportamento dos empreendedores sociais em nível individual que estão sendo explorados nas pesquisas sobre o tema e a estrutura conceitual associada a esta mensuração; e, propor um framework com os elementos de mensuração de empreendedorismo social no nível individual. No primeiro capítulo foi realizada uma análise bibliométrica na base de dados Web of Science e uma historiografia do campo. No segundo capítulo adotou-se uma abordagem quali-quantitativa de natureza descritiva e exploratória. A amostra da pesquisa foi composta por artigos publicados entre os anos de 2000 a 2020. Foi constatada a existência de três tipos principais de linhas de pesquisa, são elas: a intenção social empreendedora, características comportamentais, e orientação social empreendedora. No terceiro capítulo foi desenvolvida através de um trabalho empírico com empreendedores sociais identificando as variáveis de maior influência sobre o seu comportamento. O framework após a verificação empírica contou com 23 indicadores relacionados a 7 categorias e 5 dimensões. São inúmeros fatores externos e intrínsecos que juntos colaboram para tornar um indivíduo em empreendedor social. Todos os fatores são importantes, mas alguns tiveram maior quantidade de magnitude na fala dos respondentes ou maior influência em outros indicadores. Por fim, essa pesquisa contribui para a melhor identificação das variáveis que tornam um indivíduo em empreendedor social.
Abstract: The objective of this dissertation is to propose a framework with the main elements for measuring social entrepreneurship at an individual level. Thus, the following specific objectives are proposed: to analyze the state of the art of social entrepreneurship between the years 2000 and 2021; identify the indicators of Social Entrepreneurship at an individual level that are being explored in research on the subject; and, to propose a framework with the elements of measurement of social entrepreneurship at the individual level. In the first chapter, a bibliometric analysis was carried out in the Web of Science database and a historiography of the field. In the second chapter, a qualitative-quantitative approach of a descriptive and exploratory nature was adopted. The research sample consisted of articles published between the years 2000 to 2020. It was found the existence of three main types of research lines, they are: entrepreneurial social intention, behavioral characteristics, and entrepreneurial social orientation. The third chapter was developed through empirical work with social entrepreneurs, identifying the variables that most influence their behavior. The framework after empirical verification had 23 indicators related to 7 categories and 5 dimensions. There are numerous external and intrinsic factors that together collaborate to turn an individual into a social entrepreneur. All factors are important, but some had a greater amount of magnitude in the respondents' speech or greater influence on other indicators. Finally, this research contributes to a better identification of the variables that turn an individual into a social entrepreneur.
Keywords: Empreendedor social
Framework
Elementos de mensuração
Nível individual
Social entrepreneur
Framework
Measuring elements
Individual level
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25037
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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