Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084589211967650pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Herman Martins.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223020694433271pt_BR
dc.contributor.advisor2QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354871864610613pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7179691582151907pt_BR
dc.contributor.referee2GURJÃO, Edmar Candeia.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200464668550566pt_BR
dc.description.resumoCaricatura facial pode ser definida como a representação de um indivíduo por meio do exagero das características mais distintas da face e a simplificação das características mais comuns. As caricaturas geradas por computadores, por sua vez, são desenvolvidas com a intenção de produzir caricaturas de maneira automática ou semiautomática. Isto deve-se, em grande parte, ao crescente avanço nas áreas de Computação Gráfica e Visão Computacional. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo a proposição de uma abordagem para a geração automática de distorções faciais em vídeos digitais que lembrem caricaturas faciais. O estudo teve como principais desafios a concepção de um modelo para a detecção dos pontos da face em vídeos, a obtenção de regras gerais que satisfaçam visualmente à geração automática de caricaturas, como também, o tratamento dos possíveis problemas provenientes da geração dos vídeos distorcidos. Neste estudo, foi concebida uma abordagem adaptativa para a da detecção dos pontos fiduciais em vídeos, foi elaborada uma estratégia para que a coerência temporal das deformações se mantivesse. Após a comparação da abordagem adaptativa, desenvolvida neste estudo, com outras abordagens, foi possível observar uma menor taxa de erro na localização dos pontos fiduciais da face. Também foi possível determinar uma configuração que melhor atendeu aos critérios elencados neste estudo, a partir de uma análise dos resultados obtidos por meio de um questionário de sondagem da opinião de um conjunto de voluntários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUma abordagem para a deformação de faces em vídeos visando à caricaturização.pt_BR
dc.date.issued2021-10-21-
dc.description.abstractFacial caricature can be defined as the representation of an individual by exaggerating the most distinct features of the face and simplifying the most common features. Computer-generated cartoons, in turn, are developed with the intention of producing automatic or semi-automatic cartoons. This is due, in large part, to the growing advancement in the areas of Computer Graphics and Computer Vision. Within this context, the present study has as its main goal the proposition of an approach for the automatic generation of facial distortions in digital videos that resemble facial caricatures. The main challenges of the study were the design of a model for the detection of facial points in videos, obtaining general rules that visually satisfy the automatic generation of caricatures, as well as the treatment of possible problems related to the generation of the distorted videos. In this study, an adaptive approach was designed to detect fiducial points in videos, and a strategy was developed so that the temporal coherence of deformations was maintained. After comparing the adaptive approach developed in this study with other approaches, it was possible to observe a lower rate of error in locating the fiducial points of the face. It was also possible to determine a configuration that best met the criteria listed in this study, based on an analysis of the results obtained through a questionnaire to survey the opinions of a set of volunteers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25039-
dc.date.accessioned2022-05-05T14:32:13Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-05T14:32:13Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectVídeos digitaispt_BR
dc.subjectDeformaçõespt_BR
dc.subjectFaces humanaspt_BR
dc.subjectCaricaturapt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectDigital videospt_BR
dc.subjectDeformationspt_BR
dc.subjectHuman facespt_BR
dc.subjectCaricaturept_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Vinícius Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Vinícius Fernandes de. Uma abordagem para a deformação de faces em vídeos visando à caricaturização. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINÍCIUS FERNANDES DE SOUSA – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2021.pdf13.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.