Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, M. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3539163942101377pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Wellington Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, W. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396433371553145pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Camila Assis Peres.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Marinês Ribeiro dos.-
dc.description.resumoO estudo apresentado nesta dissertação investigou os atributos visuais em embalagens de dermocosméticos de marcas nacionais declaradas gênero-neutras ou sem gênero. Foi abordado o modo como as questões de gênero se relacionam com o design de embalagens, considerando o comportamento das marcas inseridas em um contexto de mercado consumidor para além dos estereótipos de masculinidade e feminilidade, e também a percepção do público consumidor sobre os aspectos de gênero presentes nos atributos visuais dos produtos, centralizando a análise nos atributos com particularidades gênero-neutras. Objetivando identificar e caracterizar a neutralidade de gênero no design das embalagens, a pesquisa explorou: (a) identificação de atributos de design em embalagens de dermocosméticos de marcas nacionais gênero-neutras ou sem gênero que possam comunicar neutralidade; (b) caracterização do perfil das empresas com relação à proposta gênero-neutra; (c) coleta de interpretações de consumidores sobre os atributos visuais presentes nos produtos dermocosméticos, relacionadas à questão da neutralidade; (d) identificação de quais atributos visuais mais influenciam a interpretação relacionada à neutralidade de gênero; (e) avaliação do conceito gênero-neutro associado ao produto em vista do seu potencial interpretativo e do efeito produzido nos intérpretes. Os resultados indicam que a noção de neutralidade na linguagem visual não se estrutura em um modelo representativo único, comum a todas as marcas, e que diferentes estratégias são adotadas no design das embalagens estudadas. Dentro disso, foi identificada uma expectativa normativa entre a compreensão de gênero nas embalagens e o respectivo público-alvo das marcas, que guia a neutralidade à ideia de inclusão, de maior abrangência e potencial de representação plural, sugerindo que os atributos são capazes de comunicar uma visão de gênero para além de ideais binários. Quando relacionado à atributos femininos e masculinos, as percepções sobre a neutralidade têm maior aproximação com interpretações masculinas. Numa visão macro, observando a maior ênfase das marcas em figuras femininas em seus outros pontos de comunicação, a expectativa normativa identificada aponta para uma demanda de incorporação do discurso de neutralidade de gênero também nestes pontos, reforçando um posicionamento político-social para além do apelo estético das embalagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesenhopt_BR
dc.titleRepresentação de gênero no design de embalagem: expressão de neutralidade nos atributos visuais de produtos dermocosméticos nacionais.pt_BR
dc.date.issued2022-03-04-
dc.description.abstractThe study presented in this dissertation investigated the visual attributes in dermocosmetics packaging of national brands declared gender neutral or genderless. It approached the way in which gender issues relate to packaging design, considering the behavior of brands inserted in a consumer market context that goes beyond the masculinity and femininity stereotypes, and also the perception of the consumer public about gender aspects on the visual attributes of the products, focusing the analysis on attributes with gender-neutral particularities. Aiming to identify and characterize gender neutrality in packaging design, the research explored: (a) identification of design attributes in dermocosmetics packaging from gender-neutral or genderless national brands that communicates neutrality; (b) characterization of the companies' profile related to the gender-neutral proposal; (c) gathering of consumer interpretations about the visual attributes of dermocosmetic products, related to the issue of neutrality; (d) identification of which visual attributes most influence the interpretation related to gender neutrality; (e) evaluation of the gender-neutral concept associated with the product considering its interpretive potential and the effect produced on the spectator. The results indicate that the notion of neutrality in visual language is not structured in a single representative model, common to all brands, and that different strategies are adopted in the design of the packages studied. Within this, a normative expectation was identified between the understanding of gender on packaging and the respective target audience of the brands, which guides neutrality to the idea of inclusion, of greater scope and potential for plural representation, suggesting that the attributes are able to communicate a vision of gender beyond binary ideals. When related to feminine and masculine attributes, perceptions about neutrality are closer to masculine interpretations. In a macro view, observing the greater emphasis of the brands on female figures in their other communication points, the normative expectation identified leads to a demand for the incorporation of the gender neutrality discourse also in these points, reinforcing a social-political position that goes beyond the packaging aesthetics appeal.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25048-
dc.date.accessioned2022-05-06T10:35:16Z-
dc.date.available2022-05-06-
dc.date.available2022-05-06T10:35:16Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGênero-neutropt_BR
dc.subjectEmbalagempt_BR
dc.subjectDermocosméticospt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectGender neutrapt_BR
dc.subjectPackagingpt_BR
dc.subjectDermocosmeticspt_BR
dc.subjectDiseñopt_BR
dc.subjectGéneropt_BR
dc.subjectGenero neutralpt_BR
dc.subjectEmbalajept_BR
dc.subjectDermocosméticapt_BR
dc.subjectMotifpt_BR
dc.subjectLe sexept_BR
dc.subjectNeutre de genrept_BR
dc.subjectEmballagept_BR
dc.subjectDermocosmétiquept_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Mariana Nobre de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender representation in packaging design: expression of neutrality in the visual attributes of national dermocosmetic products.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, M. N. de. Representação de gênero no design de embalagem: expressão de neutralidade nos atributos visuais de produtos dermocosméticos nacionais. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA NOBRE DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2022.pdf5.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.