Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051
Title: O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB.
Other Titles: Botany knowledge of students in high schools in the city of Patos - PB.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Escarião da Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUCENA, Maria de Fátima de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira.
Keywords: Botânica;Avaliação de conhecimento - alunos;Ensino médio - Botânica;Alunos do ensino médio - Botânica;Ensino de Botânica - ensino Médio;Escola pública - ensino de Botânica;Botany;Knowledge assessment - students;High School - Botany;High School Students - Botany;Botany Teaching - High School;Public school - teaching of Botany
Issue Date: 27-Jun-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Escarião da Nóbrega. O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051
???metadata.dc.description.resumo???: A necessidade de se examinar em que proporção as aulas de botânica favorecem a construção do conhecimento dos alunos e a assimilação dos conteúdos dessa área da biologia proposto pelo currículo do Ensino Médio, vem de longa data em nosso país, uma vez que é possível encontrarmos relatos já no 3º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Botânica, na década de 50, apontando a necessidade de melhoria do ensino nesta área nos cursos na época denominados de secundário. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas José Gomes Alves e Monsenhor Manuel Vieira, ambas situadas no município de Patos – PB, sobre botânica. A amostra pesquisada em ambas as escolas foram duas turmas do 3º ano do ensino médio. Na Escola Monsenhor Manuel Vieira especificamente, as duas turmas que funcionam no turno da manhã. Inicialmente foram ministradas quatro aulas teóricas e uma prática para as referidas turmas. Encerrada essa etapa foi realizada a aplicação de questionário contendo perguntas relacionadas ao conteúdo de botânica ministrado no 3º ano do ensino médio. Após a análise dos dados da escola José Gomes Alves conclui – se que houve diferença de aproveitamento entre as turmas antes e após a aula prática, sendo que o nível de conhecimento dos alunos da turma 3º A foi médio após a aula teórica e insuficiente após a aula prática. Nessa turma o método expositivo foi o que proporcionou um melhor rendimento na média. Já a turma 3º B apresentou um bom nível de conhecimento tanto na aula prática como na teórica, sendo que na aula prática houve uma maior participação da turma. Na escola Monsenhor Manuel Vieira, verificou – se que o nível de conhecimento sobre os conteúdos de botânica ministrado no 3º ano do Ensino Médio, dos alunos das turmas 3º A e 3º B foi muito baixo, demonstrando as turmas muito desinteresse pelo tema, relatando alguns que preferiam aula sobre sexualidade, DSTs, ou seja, temas voltados para o corpo humano, em especial sistema reprodutor.
Abstract: The need to examine to what extent the lessons of botany favor the construction of students knowledge and assimilate the contents of this area of the proposed biology curriculum for high school, has a long history in our country, since it is already possible to find reports the 3º National Congress of the Brazilian Botanical Society, in the 50, pointing to the need to improve teaching courses in this area at the time called secondary. The aim of this study was to assess the knowledge level of students in 3º year high school School and Monsignor José Manuel Gomes Alves Vieira, both located in the city of Patos - PB on botany. The original sample at both schools were two classes of 3º year of high school. At School Monsignor Manuel Vieira specifically, the two classes that work in the morning. They were initially given four lectures and a practice for those classes. Closed this step was carried out a questionnaire containing questions related to content taught botany at 3 years of high school. After analyzing the data from the school José Gomes Alves concluded - that there was a difference in use between the two groups before and after school practice, and the level of knowledge of students in the class 3º A levels were average after the lecture and not enough after classroom practice. In this class the lecture method was the one that provided better performance on average. Since the class 3º B showed a good level of knowledge in both classroom practice and in theory, and practice in class there was a greater class participation. At school, Monsignor Manuel Vieira there – if the level of knowledge about the contents of botany taught in the 3º year of high school, students of classes 3º A and 3º B was very low, demonstrating the classes much disinterest in the subject, reporting some who preferred to lecture on sexuality, STDs, or issues facing the human body, particularly the reproductive system.
Keywords: Botânica
Avaliação de conhecimento - alunos
Ensino médio - Botânica
Alunos do ensino médio - Botânica
Ensino de Botânica - ensino Médio
Escola pública - ensino de Botânica
Botany
Knowledge assessment - students
High School - Botany
High School Students - Botany
Botany Teaching - High School
Public school - teaching of Botany
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCARIÃO DA NÓBREGA GOMES - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2011.pdfEscarião da Nóbrega Gomes - TCC Ciências Biológicas CSTR 2011312.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.