Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25053
Title: O processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do vírus SARS-COV-2.
Other Titles: The teaching and learning process during the SARS-COV-2 virus pandemic.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Gustavo de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Kátia Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Yvonne Costa Carvalho de Araújo.
Keywords: Prática docente e Covid-19;Ensino de Sociologia;Ensino Remoto;Educação à distância;Trabalho docente;Pandemia de SARS_COV-2 e ensino;Teaching practice and Covid-19;Teaching Sociology;Remote Learning;Distance education;Teaching work;SARS_COV-2 pandemic and teaching
Issue Date: 8-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Gustavo de Oliveira. O processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do vírus SARS-COV-2. 2022. 102f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25053
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2, mostrando como se deu cada momento escolar nesse período e analisando como ocorreu na prática o ensino remoto de sociologia em três escolas estaduais do Cariri Ocidental paraibano. Esse estudo foi iniciado com pesquisas bibliográficas sobre a EAD no Brasil e o uso de TICs no ensino de sociologia desde antes da pandemia. Logo após, foi feito um questionário para professores de sociologia de toda a Paraíba, uma busca de uma visão ampla sobre a situação dos professores da disciplina no ensino médio durante a pandemia. Por fim, foi adotado como método de pesquisa central a observação, realizada nas salas de aula virtuais das escolas pesquisadas, com uma média de 03 meses de observação em cada escola, no ano de 2021. A entrada em campo foi iniciada com entrevista com gestores e professores de sociologia das três escolas e, logo após, o acompanhamento das aulas remotas online. Os diários de campo e os quadros para a coleta de informações durante as aulas foram de extrema importância para o entender o funcionamento do ensino remoto. Por fim, a partir das informações obtidas na pesquisa, foi possível notar que, apesar de um maior preparo e planejamento, no ano de 2021 em relação ao primeiro ano da pandemia, o ensino remoto ainda apresentou muitos empecilhos, dentre eles: o baixo número de estudantes nas aulas remotas online; a falta de participações significativas dos estudantes nas aulas; a sobrecarga na carga horária dos professores e a falta de incentivo com aparatos tecnológicos para a realização do ensino remoto.
Abstract: The objective of this work is to make a study about the process of teaching and learning during the SARS-CoV-2 virus pandemic, presenting how each moment in school occurred during this period, and also to analyze in what ways the school communities planned themselves to offer a High-Quality education to the students in three schools in three cities located in the Cariri Paraibano. This study began with bibliographical research on online education in Brazil and the use of Information and communication technology (TICs) in Sociology teaching across the country. After that, a questionnaire was formulated to Sociology teachers from all over Paraiba, which aimed a search for a broad point of view of how the teachers are implementing the subject in high school during the pandemic. The research also analyzed the experiences with the application of Information and communication technology and the teaching of Sociology during the pandemic. After all questionnaire and bibliographic surveys, it was necessary to do field research with the objective of collecting data for a better understanding. Therefore, the field research was initiated by an interview with headmasters and Sociology teachers in the three schools that were the object of study, moreover, the monitoring in the online classes in a non-participant way was executed as well. Thus, the diaries that were written during the classes and the charts for collecting information were extremely important in order to understand how online classes work. Furthermore, from the information obtained in the research, it was possible to have a broad point of view of the remote teaching process during the pandemic and, with that, to realize that despite the teacher`s preparation and planning in 2020 (when a pandemic was unexpected for everyone) in the year of 2021, remote teaching still faced some difficulties, among them: the low number of students in the online classes as the significant participation of them and the excess in the teacher's workload as the lack of incentive with technological devices in order to proceed with the remote teaching.
Keywords: Prática docente e Covid-19
Ensino de Sociologia
Ensino Remoto
Educação à distância
Trabalho docente
Pandemia de SARS_COV-2 e ensino
Teaching practice and Covid-19
Teaching Sociology
Remote Learning
Distance education
Teaching work
SARS_COV-2 pandemic and teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25053
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO DE OLIVEIRA SANTOS - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2022.pdfGustavo de Oliveira Santos - TCC Ciências Sociais CDSA 20225.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.