Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, G. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. H. C. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1562460183286851pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Kátia Ramos.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, K. R.pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Yvonne Costa Carvalho de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDLIMA, Y. C. C. A.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2, mostrando como se deu cada momento escolar nesse período e analisando como ocorreu na prática o ensino remoto de sociologia em três escolas estaduais do Cariri Ocidental paraibano. Esse estudo foi iniciado com pesquisas bibliográficas sobre a EAD no Brasil e o uso de TICs no ensino de sociologia desde antes da pandemia. Logo após, foi feito um questionário para professores de sociologia de toda a Paraíba, uma busca de uma visão ampla sobre a situação dos professores da disciplina no ensino médio durante a pandemia. Por fim, foi adotado como método de pesquisa central a observação, realizada nas salas de aula virtuais das escolas pesquisadas, com uma média de 03 meses de observação em cada escola, no ano de 2021. A entrada em campo foi iniciada com entrevista com gestores e professores de sociologia das três escolas e, logo após, o acompanhamento das aulas remotas online. Os diários de campo e os quadros para a coleta de informações durante as aulas foram de extrema importância para o entender o funcionamento do ensino remoto. Por fim, a partir das informações obtidas na pesquisa, foi possível notar que, apesar de um maior preparo e planejamento, no ano de 2021 em relação ao primeiro ano da pandemia, o ensino remoto ainda apresentou muitos empecilhos, dentre eles: o baixo número de estudantes nas aulas remotas online; a falta de participações significativas dos estudantes nas aulas; a sobrecarga na carga horária dos professores e a falta de incentivo com aparatos tecnológicos para a realização do ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do vírus SARS-COV-2.pt_BR
dc.date.issued2022-04-08-
dc.description.abstractThe objective of this work is to make a study about the process of teaching and learning during the SARS-CoV-2 virus pandemic, presenting how each moment in school occurred during this period, and also to analyze in what ways the school communities planned themselves to offer a High-Quality education to the students in three schools in three cities located in the Cariri Paraibano. This study began with bibliographical research on online education in Brazil and the use of Information and communication technology (TICs) in Sociology teaching across the country. After that, a questionnaire was formulated to Sociology teachers from all over Paraiba, which aimed a search for a broad point of view of how the teachers are implementing the subject in high school during the pandemic. The research also analyzed the experiences with the application of Information and communication technology and the teaching of Sociology during the pandemic. After all questionnaire and bibliographic surveys, it was necessary to do field research with the objective of collecting data for a better understanding. Therefore, the field research was initiated by an interview with headmasters and Sociology teachers in the three schools that were the object of study, moreover, the monitoring in the online classes in a non-participant way was executed as well. Thus, the diaries that were written during the classes and the charts for collecting information were extremely important in order to understand how online classes work. Furthermore, from the information obtained in the research, it was possible to have a broad point of view of the remote teaching process during the pandemic and, with that, to realize that despite the teacher`s preparation and planning in 2020 (when a pandemic was unexpected for everyone) in the year of 2021, remote teaching still faced some difficulties, among them: the low number of students in the online classes as the significant participation of them and the excess in the teacher's workload as the lack of incentive with technological devices in order to proceed with the remote teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25053-
dc.date.accessioned2022-05-06T18:52:27Z-
dc.date.available2022-05-06-
dc.date.available2022-05-06T18:52:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática docente e Covid-19pt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPandemia de SARS_COV-2 e ensinopt_BR
dc.subjectTeaching practice and Covid-19pt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectSARS_COV-2 pandemic and teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Gustavo de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning process during the SARS-COV-2 virus pandemic.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Gustavo de Oliveira. O processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do vírus SARS-COV-2. 2022. 102f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25053pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO DE OLIVEIRA SANTOS - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2022.pdfGustavo de Oliveira Santos - TCC Ciências Sociais CDSA 20225.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.