Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, C. A. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7477458574206774pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Itamar Ferreira da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Itamar Ferreira dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Julia Teles da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Marcia Tavares.-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesenhopt_BR
dc.titleCorrelação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.pt_BR
dc.date.issued2022-03-03-
dc.description.abstractThe objective of this work is to contribute to the education segment in Brazil by promoting the creation of a model to help creative decision-making in the construction of lesson plans by Science teachers in Elementary School (Final Years). For that, the strategies and tools applied in the training of the Product Designer are taken into account, taking into account the skills and competencies required. For such, we sought to combine the areas of Design and Education to promote dialogue with the pedagogical practice of teachers with a focus on problem solving, through tools and creativity techniques. In addition, the research approach is basic and exploratory, providing a study of both the state of the art and the experiences built by the subjects. As a methodological procedure, a bibliographic survey was carried out on the main tools and methods used in the Design classes, and the application of an online questionnaire, with teachers responsible for the disciplines of Product Project, in order to identify the main didactic strategies used in the classroom. As a result, synthesis tables were organized capable of correlating, reflecting and expanding the repertoire of possibilities for lesson plans in basic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057-
dc.date.accessioned2022-05-09T13:26:29Z-
dc.date.available2022-05-09-
dc.date.available2022-05-09T13:26:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectHabilidades e competênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em Designpt_BR
dc.subjectErgonomia, ambiente e processospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectSkills and competenciespt_BR
dc.subjectDesign-based Learningpt_BR
dc.subjectErgonomics, environment and processespt_BR
dc.subjectDiseñopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectCreatividadpt_BR
dc.subjectHabilidades y competenciaspt_BR
dc.subjectAprendizaje basado en diseñopt_BR
dc.subjectErgonomía, entorno y procesospt_BR
dc.subjectMotifpt_BR
dc.subjectÉducationpt_BR
dc.subjectLa créativitépt_BR
dc.subjectAptitudes et compétencespt_BR
dc.subjectApprentissage basé sur la conceptionpt_BR
dc.subjectErgonomie, environnement et processuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCorrelation of the contents taught in elementary school (final years) with the didactic approaches of product design teachers.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA AMARAL NÓBREGA DE MEDEIROS – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2022.pdf6.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.